Em uma área tão dinâmica como a internet, identificar tendências significa sair na frente da concorrência. Por isso, é bom ficar atento ao que vai ditar os rumos do marketing digital em 2015. Analistas apontam dez elementos que influenciarão as estratégias do setor. Prepare-se para aproveitar o que cada uma delas tem a oferecer.

 

1 – Mobilidade é tudo

BMS - Blog - 10 tendências do marketing Digital em 2015

A popularização dos smartphones veio para ficar. Com isso, ganha importância a preparação dos sites para a visualização em dispositivos móveis. O design responsivo deixa de ser uma possibilidade e passar à condição de “necessidade urgente”. Além disso, as marcas contratarão profissionais treinados e dedicados exclusivamente à criação de estratégias de marketing com foco em mobile. 

 

2 – Marketing pago

A mudança no algoritmo do Facebook reduziu a visibilidade das páginas de marcas. Quem quiser maior alcance terá que pagar por isso. A velha máxima “não existe almoço de graça” nunca esteve tão em moda.  LinkedIn e Twitter, duas outras redes sociais de peso, também oferecem versões pagas. Os gestores de marketing digital devem se preparar para utilizar com maior frequência o recurso do link patrocinado e saber que vão gastar mais com veiculação.

 

3 – Foco no conteúdo

 Nenhuma estratégia de marketing digital, por melhor que seja, terá resultado sem conteúdo de qualidade. Informação relevante conquista e fideliza clientes. Para isso, os textos devem ser curtos, diretos, personalizados e com emoção. Fotografias, vídeos e ilustrações seguem a mesma lógica. Neste cenário, a publicidade nativa recebe um forte impulso.

 

4 – Maior segmentação

As ações de marketing digital vão se caracterizar pelo aprofundamento da segmentação. Elas terão cada vez mais como foco pequenos grupos. Ganhará importância o processo de criação de personas.

 

5 – Liderança nas redes

 Apesar de todas as notícias sobre uma suposta perda de audiência, o Facebook se manterá na liderança das redes sociais digitais. Já o LinkedIn segue como principal referência em rede para B2B.

 

6 – Usuário na mira

Conhecer com profundidade o consumidor se coloca como um grande desafio para os gestores de marketing digital. As marcas precisam saber quais são as necessidades do cliente, o que ele espera de um produto e identificar os problemas enfrentados pelos usuários. Nesse sentido, cresce a importância do uso de ferramentas como o Google Analytics.

 

7 – Vida longa ao e-mail marketing

Ainda que sua morte tenha sido anunciada inúmeras vezes nos últimos anos, o e-mail marketing mostra que está mais vivo do que nunca e que se manterá como importante ferramenta de marketing digital em 2015. Estudos apontam que 70% dos consumidores abrem as mensagens enviadas por suas marcas preferidas. Mas a sobrevivência do e-mail marketing requer algumas mudanças. A primeira delas é o uso intensivo do marketing de conteúdo.

 

8 – Humanização das marcas

O consumidor deseja encontrar nas empresas um perfil humanizado. A chamada imagem institucional não conquista clientes. As marcas devem se envolver com seus fãs, seguidores em redes sociais e assinantes de newsletter, estabelecendo uma relação de proximidade.

 

9 – Big data

Informação virou sinônimo de poder. Com isso, o big data assume papel determinante na definição de estratégias de marketing digital. O acúmulo e a análise de grandes volumes de dados serão vitais para o sucesso das empresas com presença no mundo digital.

 

10 – Novos formatos

Criatividade seguirá como o grande diferencial entre as marcas. A utilização de banners com elevado grau de interatividade e o desenvolvimento de campanhas para públicos segmentados vão se consolidar como elementos indispensáveis nas ações estratégicas de marketing digital.

Você se lembra de outra tendência que não comentamos aqui? Compartilhe com a gente!