Lupa de pesquisa de SEO

Se você trabalha com marketing digital há algum tempo já deve ter ouvido dizer que o tráfego pago é melhor que o orgânico, pois gera resultados mais rápidos. Isso é verdade, porém existem alguns "preços" a pagar por isso.

O que é tráfego orgânico?

Antes de esclarecer a minha afirmação acima e de mostrar a importância do tráfego orgânico, precisamos entender o que afinal é tráfego orgânico.

O tráfego orgânico é composto de visitas geradas organicamente (você não precisa pagar para que seu site e posts apareçam para seus possíveis clientes), vindas de plataformas e sites de busca como o Google.

O Tráfego orgânico é classificado como tráfego gratuito, aquele no qual você não precisa investir dinheiro, e essa classificação é errônea. Existe investimento em tráfego orgânico sim, porém são investimentos indiretos como veremos mais adiante.

O tráfego gerado organicamente não é cobrado por CPC (custo por clique) ou CPM (custo por mil impressões) como por exemplo no Adwords ou no Facebook ADS e não importa se você receberá uma visita ou um milhão de visitas orgânicas, nenhuma plataforma ou site de busca lhe cobrará por isso, daí a ideia de que ele é gratuito. Mas por que afinal ele não é gratuito?

Investimentos em tráfego orgânico

Existem diversos investimentos em tráfego orgânico que são ignorados pela maioria das pessoas, os principais são:

  • Custos de produção do conteúdo (salário do redator ou pagamento de freelas);

  • Custos de servidores para manter o conteúdo;

  • Tempo. Tempo é dinheiro e você gastará um bom tempo pesquisando sobre o assunto, montando pautas, atualizando o conteúdo, respondendo comentário…

Obviamente que esses custos diluídos ao longo do tempo e das visitas e resultados que esse conteúdo trará, tornam-se irrisórios quando comparados ao tráfego pago, mas ainda assim precisam ser levados em consideração.

Tráfego pago ou orgânico?

Voltando à afirmação no início desse texto, muitos anunciantes preferem fazer tráfego pago pelos resultados mais rapidamente gerados e sim, isso é verdade.

Uma vez configurada e aprovada uma campanha, os resultados podem começar a ser gerados em minutos e isso é fantástico, principalmente para empresas e profissionais que precisam gerar faturamento, mas existem riscos e incômodos em se depender somente de tráfego pago. vejamos:

  • Gerenciamento constante: Você precisará acompanhar suas campanhas o tempo todo, muitas vezes em tempo real. Seus anúncios precisarão ser renovados frequentemente. Seus custos precisarão ser controlados de perto para manter a lucratividade… e se você não quiser ou não souber fazer isso, terá que contratar alguém ou uma agência para isso;

  • Tráfego limitado: Toda rede de anúncios possui uma limitação de tráfego, um teto que ao ser atingido não há como ultrapassar;

  • Altos custos: As plataformas de anúncios trabalham no sistema de leilão, isso significa que quanto mais anunciantes e quanto mais alto é o bid dos anunciantes existentes, mais caro ficará sua campanha. Em grande parte do tempo é perfeitamente possível gerenciar isso, mas em muitas ocasiões como proximidade de datas festivas (dia das mães, natal, dia das crianças etc), a concorrência aumenta e os custos podem ficar inviáveis.

  • Dependência do investimento: Tráfego pago é um investimento ativo, ou seja, você precisa investir o tempo todo. No momento em que você para de pagar por ele, seu tráfego cessa e seus resultados também.

Já no tráfego orgânico os resultados demoram algumas semanas ou até meses para começar a aparecer, mas uma vez que comece a gerar resultados, esse tráfego passa a ser "gratuito", ou seja, você não precisa pagar ativamente por ele, não tem preocupação com variações de CPC e CPM, não precisa ficar acompanhando em tempo real, e o principal: Enquanto as pessoas estiverem buscado pelo seu conteúdo, você terá tráfego chegando no seu site.

É um tráfego qualificado, "gratuito" e de longo prazo. Podemos chamá-lo de tráfego passivo.

Qual deles escolher?

Chegamos finalmente no título desse artigo. Se você leva o seu tráfego a sério ou é um profissional de marketing digital e quer ser respeitado como tal, jamais escolha apenas um dos lados.

A estrategia correta de geração de tráfego deve incluir tanto o tráfego orgânico quanto o pago. As duas vertentes têm seus prós e seus contras e se complementam, ou seja, se você desenvolver apenas uma delas, seu tráfego será capenga e é grande a chance de você ter problemas sérios em algum momento, principalmente se você investe somente em tráfego pago onde esses riscos são potencializados devido a uma possível falta de caixa para investimento, mudanças nas plataformas, aumentos nos custos etc.

Além disso há um outro fator que não pode ser ignorado que é o fato de grande parte dos consumidores serem impactados pelo tráfego pago e irem aos buscadores em busca de mais informações e se você não está presente no orgânico com conteúdos complementares, a chance de você perder a venda para um concorrentes é grande.

Você gerou a curiosidade, despertou a necessidade, pagou por isso e no fim a conversão ocorreu no site de um concorrente que organicamente respondeu as dúvidas do seu consumidor.

Conclusão

A conclusão é simples: Invista em tráfego pago e orgânico! Eles se complementam e devem estar presentes em uma estrategia profissional e sólida de obtenção de tráfego, mas dê uma atenção especial ao tráfego orgânico afinal ele gerará tráfego de longo prazo e com investimentos mínimos e além disso frequentemente realiza o trabalho de conversão junto ao cliente anteriormente impactado pelo tráfego pago.

Além disso o bom conteúdo orgânico e que gera realmente valor ao usuário, transformará os seus atuais e futuros clientes em fãs, cria conexão, gera confiança, indicações, compartilhamentos e… mais visitas orgânicas!

Você já investe em tráfego orgânico? Tem tido bons resultados? Deixe aqui se comentário e vamos debater o assunto.