As mídias sociais são um meio rápido e fácil para atingir novos clientes, através de diferentes plataformas. Entretanto, não basta estar presente na web; é preciso ter um conteúdo relevante para manter o seu público. Conforme pesquisa realizada pelo Ibope, ao analisar o comportamento de seguidores e fãs de marcas nas redes sociais, 77% das pessoas curtem ou seguem alguma marca, mas 64% já deixaram de seguir. Dentre os motivos citados para deixar de seguir foram citados pelos entrevistados: 89% consideraram os conteúdos pouco relevante ou repetidos, e 60% pelo excesso de mensagens.

Diante deste cenário, é necessário conhecer o perfil do consumidor e entender sua visão e seus hábitos para então produzir um conteúdo relevante que permita aumentar o alcance do marketing e promover a divulgação de produtos e marcas para públicos direcionados. E como fazer com que esse conteúdo seja relevante? Abaixo separamos cinco dicas que poderão lhe ajudar neste processo!

 

1. Produza assuntos de interesse de seus clientes:

Pensar no que produzir de conteúdo pode levar algum tempo e requer planejamento. O texto deve estar relacionado com uma estratégia de diálogo. Pesquise sobre o seu público e escreva assuntos relacionados com os seus interesses: estilo de vida, dicas de produtos, eventos, fatos relevantes, entre outros. Ferramentas como o Google Trends podem auxiliar para identificar as palavras com maior volume de busca, podendo ser filtrado de acordo com o mercado em que atua.

 

2. Produza conteúdos criativos:

Ao identificar o seu público, perceba como é o seu humor. Procure entreter com a construção de informações de maneira diferente. O meio social online é igual ao meio offline, as pessoas estão ali para se relacionar e procuram se aproximar de quem oferece algo diferente e criativo.

 

3. Compartilhe conhecimento:

Divulgando informações úteis para o seu público, você estará construindo um significado para a empresa e para a marca. Ofereça valor definitivo produzindo conteúdo relevante. Ouça, seja útil e converse com o seu público. Mostre o que você tem de diferente. Traga soluções para o seu cliente.

 

4. Transformar imagens em histórias:

Não basta acrescentar uma imagem bonita, ela tem que ter um sentido para o que está sendo dito. Utilize as imagens relacionadas com o seu texto. Existem bancos de imagens gratuitos disponíveis na internet, mas você também pode produzir as suas próprias imagens, garantindo maior personalidade ao que quer transmitir.

 

5. Escreva histórias para serem compartilhadas:

Produzir um conteúdo relevante e interessante faz com que sua história queira ser compartilhada com outras pessoas. E quanto mais isso acontecer, maior será o alcance nas mídias sociais. Uma audiência imediata que compartilha com as suas audiências.

Utilizando essas dicas você poderá estar mais próximo do seu público e conversar com as pessoas certas. Lembre-se sempre de analisar como estão as suas métricas para poder melhorar cada vez mais. Gostou dessas dicas? Se você quer saber mais e aprender como produzir conteúdo relevante para as mídias sociais, conheça nossos cursos presenciais voltados para profissionais da área de marketing.