Atualmente, o E-mail Marketing é uma das ferramentas de marketing digital mais efetiva. De acordo com pesquisa realizada com cerca de mil empresas brasileiras pela Serasa Experian, 45% dos entrevistados afirmam que o E-mail Marketing melhora as vendas da empresa. Além disso, clientes que recebem uma newsletter por e-mail gastam 83% mais do que clientes não cadastrados no mailing. 

Uma das chaves para o sucesso de uma campanha de E-mail Marketing é o nível de segmentação da lista de destinatários. Porém, como obter uma lista de destinatários realmente eficiente para a sua empresa? Veja algumas dicas para a aquisição de contatos de clientes ou prospects: 

 

Cadastre clientes que efetuam compras online ou offline na loja

Uma maneira fácil de você adquirir contatos de clientes é através do cadastro durante a compra. Quando a compra acontece pela internet, o cliente normalmente já informa seus dados para efetuar a transação. Da mesma forma, quando o cliente compra na loja, o processo de cadastro pode ser realizado pelo vendedor, solicitando nome, telefone, e-mail e produtos de interesse do cliente para receber futuras informações ou promoções. 

 

Insira um formulário de cotação ou mais informações sobre o produto no site 

Você pode transformar seu site ou criar Landing Pages (páginas de destino) de seus produtos focadas na geração de lead (obtenção de contatos de potenciais clientes). Para isso, basta utilizar formulários online que estimulam o cliente potencial a preencher seus dados com o objetivo de solicitar mais informações sobre o produto ou serviço pesquisado, ou ainda, para solicitar um orçamento. 

 

Solicite um cadastro para que o leitor receba conteúdo qualificado 

Um modo mais indireto de captar contatos na internet é criando conteúdos qualificados sobre o mercado de atuação ou assuntos de expertise da empresa, tais como: e-books, whitepapers, webinars, planilhas, videoaulas. Para receber estes conteúdos, solicite que as pessoas interessadas se cadastrem em seu site, desta forma, além de contatos, você saberá as temáticas de interesse dos seus prospects. 

 

Não compre listas de e-mails 

O destinatário que recebe um e-mail de uma empresa que não conhece se sente invalido em sua privacidade e fica com uma imagem negativa da marca. Crie suas próprias listas de destinatários segmentadas entre clientes e prospects, temas de interesse, gênero, região geográfica... Desta forma você impactará efetivamente seus contatos com assuntos ou promoções de seu interesse e alcançará ótimos resultados com esta ferramenta de baixo investimento. 

 

Segmente sua lista de contatos 

Através de uma segmentação estratégica de contatos de e-mail marketing, você pode: oferecer promoções dos produtos preferidos de seus clientes; anunciar primeiramente para seus clientes lançamentos e novas coleções; estar na lembrança de prospects que futuramente podem ter interesse em adquirir seus produtos ou serviços; mostrar-se como expert em sua área de atuação para clientes e prospects; entre outros. 

Para obter mais dicas de marketing digital e e-mail marketing, participe de cursos presenciais na área. Além de ficar por dentro de novidades e estratégias de marketing, você tem a oportunidade de trocar experiências com colegas profissionais de marketing que atuam em diversos segmentos do mercado. 

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