Não tem muitos dólares para gastar com marketing? Não se preocupe, há uma abundância de táticas de marketing que você pode fazer uso sem estourar o seu orçamento. Vamos ver o quanto você pode fazer com uma pequena verba!

Aqui estão várias idéias de marketing para pequenas empresas que trabalham com uma verba pequena e nem por isso devem deixar de ter bons resultados.

 

Marketing digital

Veja como você pode utilizar a internet para propagar o seu negócio:

 

1 - Tenha um site - seja encontrato pelo seu público-alvo

Com um investimento razoavelmente pequeno, você pode fazer um site corporativo bonito e funcional. Nele, descreva bem seus produtos e serviços - de forma sucinta e inspiradora e sempre pensando para quais problemas os seus produtos e serviços têm a solução, pois é isso que as pessoas procuram na web. Não esqueça de mostrar quem são seus principais clientes e de deixar os contatos da empresa bem visíveis, convocando o internauta a dialogar.

 

2 - Crie um blog - ofereça conteúdo de valor

Tenha também um blog onde possa brindar seu público com conteúdo educativo, inspirador e criativo (Content Marketing). Ali, você deve levar informações relevantes, que gerem valor ao leitor - não fale abertamente dos seus produtos e serviços, fale sobre o universo que o seu negócio orbita.

Não se atenha apenas aos textos, embora eles sejam fundamentais para que os mecanismos de busca (Google, Yahoo! etc) indexem suas páginas e elas apareçam na hora em que as pessoas procurarem pelos assuntos relacionados ao seu negócio. Trabalhe com imagens (excelência em design é sempre recomendado na web) e materiais audiovisuais, como vídeos curtos e podcasts.

Informe-se sobre o content marketing e veja como é importante entregar conteúdo de valor para cada etapa do funil (primeiros acessos do suspect, depois, quando ele se tornar prospect e, finalmente, quando ele estiver preparado para a compra). Quanto mais as pessoas estiverem envolvidas com o seu conteúdo, melhor ficará a reputação da sua marca e mais leads qualificados a sua estratégia de marketing digital lhe trará.

 

3 - Atue nas redes sociais - fale com seu público aonde ele está

Mantenha perfis nas redes sociais onde seu público-alvo costuma socializar virtualmente. Cuide para não virar um “arroz de festa” virtual. É mais importante fazer um bom trabalho nas redes chave para o seu negócio do que ter uma atuação medíocre em todas elas.

Redes sociais são espaços para reverberar o que a sua empresa está fazendo, entregar o conteúdo produzido para o site e promover o relacionamento da sua marca com o público-alvo. Por isso, é importante ter uma atuação comprometida e aberta ao diálogo. As pessoas estão ali para conversar, se elas sentirem que sua empresa lhes dá ouvido, vão simpatizar e tendem a ficar mais confiantes para fechar negócio.

 

Marketing de Relacionamento

O marketing de relacionamento, ao contrário do que muita gente pensa, não é exclusividade da internet. Você pode tomar algumas iniciativas baratas para se relacionar com os clientes potenciais. Veja:

 

1 - Eventos - traga seus clientes e prospects para perto da marca

Que tal chamar um palestrante que fale sobre assuntos de interesse do seu público-alvo e reunir seus principais prospects? Depois da palestra, aproveite para que a equipe de vendas interaja com as pessoas e se coloque à disposição para auxiliá-as a resolver seus desafios.

Você pode fazer isso numa sala que está sobrando, ou, fora do horário de expediente, no escritório mesmo. Os custos ficam menores quando os próprios colaboradores da sua empresa podem ajudar.

Se a sua atuação é B2B, você também pode convidar alguns clientes para contarem suas experiências com a sua empresa. Eles podem chancelar os resultados obtidos com a contratação dos seus serviços e produtos. Não esqueça de apresentar empresa de uma maneira elegante. Isso irá mostrar que o relacionamento é importante para o seu negócio, criando uma imagem positiva nos clientes.

 

2 - Parcerias - divida os custos com seus parceiros comerciais

Nenhuma empresa vive sem parceiros, certo? Porque não fazer ações de marketing em conjunto com seus parceiros? Assim, vocês podem balancear as despesas e obter resultados em conjunto.

Por exemplo, uma empresa desenvolvedora de software que tenha negócios em comum com um fornecedor de hardwares ou de infraestrutura de TI, pode investir em propaganda, em pesquisa de mercado e até em ações de relacionamento com o mercado - como a promoção de eventos e investimentos em patrocínios que gerem visibilidade às marcas. Ambas podem indicar a empresa parceira para seus atuais clientes… Enfim, com um pouco de criatividade, a parceria pode gerar ações de marketing que elevem a reputação dos seus negócios e potencializar as vendas.

 

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