Big data é um termo popular usado para descrever o crescimento exponencial da geração de dados gerados na web. A cada minuto, milhões de dados são produzidos das mais variadas formas - pelas empresas, por usuários comuns em interações por meio de redes sociais, em transações armazenadas ao longo de anos etc. Lidar com o Big Data significa encontrar ferramentas que ajudem a estruturar estes dados e transformá-los em informações de valor para os negócios.

 

Os três Vs do Big Data

Já em 2001, o Gartner definiu Volume, Velocidade e Variedade as três variantes com que as empresas precisam lidar no Big Data - o que ficou conhecido como os três Vs. Entenda:

 

Volume

Muitos fatores contribuem para o aumento do volume de dados. Transações armazenados ao longo dos ano, streamings de mídias sociais, sensores e outros equipamentos que coletam dados e estão conectados na web etc. No passado, os dados de volume excessivo enfrentavam o problema do armazenamento, com a chegada da Cloud Computing (computação em nuvem), os custos diminuiram, permitindo mais geração, processamento e armazenamento.

 

Velocidade

Os dados de streaming são gerados e compartilhados em uma velocidade que não para de crescer, e devem ser tratados em tempo hábil pelas empresas que querem saber o que move seus potenciais consumidores. Da mesma maneira, tecnologias como etiquetas RFID, sensores e contadores inteligentes, por exemplo, estão aumentando a necessidade de lidar com torrentes de dados em tempo quase real, para tomadas de decisão eem relação à segurança da informação, entre outros fatores.

 

Variedade

Os dados gerados atualmente vêm em todos os tipos de formatos, por meio de computadores convencionais, dispositivos móveis, objetos conectados na web etc - dados estruturados, numéricos em bancos de dados tradicionais; informações criadas a partir de aplicativos de linha de negócios; documentos não estruturados de texto, e-mail, vídeo, áudio, dados de cotações da bolsa e transações financeiras etc.

 

Big Data e Marketing

Dentre as inúmeras formas que o Big Data pode ser trabalhado, estão as ações de Marketing. Basicamente, estamos falando de análises de informações que podem levar à tomada de decisões mais confiante em relação a conhecer melhor o mercado e os potenciais clientes, para atendê-los de maneira efetiva. Em outras palavras: a utilização consciente e estratégica dos dados internos e externos para a tomada de decisões que garantam mais eficiência nas ações, melhor desempenho operacional e redução de custos e de riscos, mas que também possam ajudar a estabelecer melhores relacionamentos com os consumidores.

A seguir, veja 3 grandes benefícios que o Big Data oferece para o Marketing:

 

1 - Identificar e conhecer os perfis de consumidores

Se antigamente as empresas tinham poucos insumos sobre o seu público-alvo, agora elas lidam com uma quantidade extrema de informações, e precisam estruturá-las. Ao utilizar ferramentas que ajudem coletar e processar dados fornecidos pelo próprio público-alvo na web, as organizações agora podem se antecipar aos anseios dos consumidores e gerar experiências personalizadas para cada perfil. Com isso, aumentam as chances de gerar engajamento com a marca, fidelidade, conquista e retenção de clientes.

É possível criar ações de marketing que corroborem com as tendências de mercado, ao mesmo tempo em que criem no público-alvo uma reputação de empresa antenada com o que realmente importa para ele.

 

2 - Rentabilizar a carteira de clientes

Com capacidade analítica e ferramentas de inteligência, é possível melhorar o valor dos clientes ao longo de sua vida. Isso, fazendo associações avançadas para a criação de ofertas up-sell e cross-sell direcionadas, em tempo real.

 

3 - Analisar os sentimentos para fidelizar clientes

Por meio do Big Data também é possível detectar e até prever o comportamento dos consumidores, inclusive fazendo análise de sentimento, para criar ações de relacionamento que surpreendam, motivem e fortaleçam a reputação da marca e fidelize clientes.

Se antigamente as empresas tinham poucas informações para dirigir suas ações de marketing (desde a construção do produto, passando pelo conhecimento dos anseios dos consumidores, até a propaganda), hoje elas se vêem em meio a um mar de dados, vindos de todos os lados e de várias maneiras. Estruturar e utilizar esses dados de uma forma inteligente, automatizada e eficiente é o grande desafio.

Para isso existem ferramentas, pessoas e empresas especializadas. O que é certo é que não dá mais para direcionar ações de marketing para um consumidor idealizado apenas com um olhar panorâmico. É preciso conhecer melhor este novo consumidor, que está navegando, produzindo informações e compartilhando suas experiências. E este domínio é um grande trunfo para as empresas que sabem lidar com o Big Data.


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