O crescimento do marketing digital e das empresas que o adotaram como estratégia de comunicação e marketing em 2014 fez com que o ano fosse muito especial e de grande destaque para o profissional de social media. As redes sociais digitais crescem mais rápido do que podemos acompanhar, e é preciso monitorá-las constantemente para criar novas estratégias em sintonia com o comportamento online do nosso consumidor.

Como o profissional de social media deve sempre estar atento as novidades e tendências de uma área que está em constante mutação, nós desenvolvemos uma lista com as principais mudanças e tendências das redes sociais para o ano de 2105. Acompanhe:

 

Adaptação ao mobile

O crescimento do uso dos dispositivos móveis continuará forte e os aplicativos ganharão mais espaço. Não podemos negligenciar a influência do mobile no comportamento das pessoas e, principalmente, sua função como facilitador do cotidiano dos seus usuários. Hoje uma empresa que possui aplicativo onde o cliente pode comprar seu produto e serviço diretamente do celular ou do tablet, por exemplo, está à frente dos seus concorrentes. O social media deve repensar layouts, estratégias e mídias voltadas para esses dispositivos.

 

Compartilhamento de vídeos via Facebook

Com o aperfeiçoamento que a rede social proporcionou para essa função, mostrando as visualizações entre usuários (antes a função estava apenas disponível para páginas), e aumentando as possibilidades de alcance, usuários se sentem mais motivados a compartilhar vídeos na maior rede social da internet. O YouTube não será dispensado por grandes empresas e artistas, mas pessoas anônimas tenderão a usar mais o Facebook como divulgador de seus vídeos. O social media tem que considerar o upload de vídeos no Facebook como parte de sua estratégia de viralizar conteúdos na web.

 

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a maior estratégia dentro do novo conceito de inbound marketing. Conteúdo original, de qualidade e otimizado, usado como estratégia de atração e nutrição de leads tem trazido resultados nunca antes alcançados para empresas de todos os portes. As redes sociais tem papel fundamental nessa estratégia, uma vez que elas são gerados de tráfego para o conteúdo criado. Por isso em 2015, é preciso que o marketing de conteúdo seja aliado ao trabalho do social media, mas que todas as estratégias de marketing das empresas estejam direcionadas para o mesmo objetivo.

 

Vídeos de curta duração

Os famosos vines que foram grande tendência em 2014 certamente serão ainda mais utilizados esse ano. Usuários anônimos produziram dezenas de milhares de vídeos que, apesar de não terem grande tempo de exibição, são eficazes em sua mensagem. Esses vídeos tem grande aceitação nas redes sociais pois não comprometem o tempo e grande atenção dos usuários. Por isso, é importante adicionar esse formato de conteúdo na sua estratégia de marketing digital.

 

Humanização das marcas

A empresa que quer se estabelecer nas redes sociais deve focar em humanização de sua marca.  Nada de conteúdos genéricos e que não “conversam” com o público, as marcas que interagem e tornam seu consumidor o principal protagonista ganha grande força e constrói uma imagem institucional sólida. Esse ano será exigido do social media uma empatia maior com o usuário das redes sociais, e a interação e o diálogo são fatores chaves nesse momento.

 

Uso das ferramentas de publicidade das redes

Talvez você já tenha percebido que cada vez mais o Facebook e outras redes sociais tem reduzido o alcance dos conteúdos publicados. Em pouco tempo será impossível não utilizar as ferramentas de publicidade paga dessas plataformas para levar seu conteúdo para um grande número de pessoas. Para que em 2015 seu conteúdo alcance cada vez mais usuários, é imprescindível que virar um especialista em todas as ferramentas de publicidade das principais redes utilizadas pelo seu público-alvo.

 

Novas redes sociais

Talvez elas não sejam tão novas, mas algumas redes sociais já conhecidas por nós serão bastante usadas nesse ano. Por exemplo o Linked in, a rede social já é utilizada por grandes empresas para recrutamento de funcionários. Com o aperfeiçoamento da ferramenta e mais investimento esse espaço de networking tem tudo para ser um dos grandes protagonistas desse ano. O Vimeo também pode ganhar espaço deixando o Youtube para trás. Claro que não ultrapassará o fenômeno de vídeos online, mas será dada uma relevância maior para essa rede que já conta com grande número de uploads e tem credibilidade principalmente entre pessoas da comunicação por sua funcionalidade e eficácia no que se propõe. O Facebook tende a ser cada vez mais um espaço onde as postagens ganham repercussão de acordo com o investimento da página em publicidade, logo alguns empreendedores se sentirão mais a vontade de usar outras ferramentas que exijam menos custos e burocracias. 

 

Conhece mais alguma tendência? Compartilhe conosco. O compartilhamento de ideias na web é uma tendência que nunca cairá de moda!