Cadastrar/Entrar
Brasília Marketing School - BMS-cursos-BMS Criatividade

BMS Criatividade

70 horas/aula dedicadas ao seu desenvolvimento criativo. O curso de criatividade mais completo de Brasília.

Novas turmas em breve
Brasília

Centro Empresarial Norte

SRTVN Conjunto C - Centro Empresarial Norte 701 | Brasília - Asa Norte

70 horas/aula dedicadas ao desenvolvimento da sua criatividade.

O curso mais completo da área em Brasília.

Desconto para matrículas antecipadas!

SOBRE O CURSO

O curso será ministrado por Roberto Sá Filho, shortlist no Festival Internacional de Criatividade de Cannes e Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM-RJ).

O curso contempla apresentação, análise e prática de diferentes processos e técnicas empregados por profissionais criativos de diversas áreas, para potencializar a criatividade e fomentar a geração de ideias diferenciadas.

Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de resolver problemas em diversas áreas, buscando soluções criativas adequadas às necessidades verdadeiras do problema. Entendendo que solucionar um problema é bem diferente de encontrar a solução, estimulando o próprio cérebro a encontrar outros caminhos para o pensamento.

PÚBLICO

Profissionais e estudantes de diversas áreas, incluindo do marketing e da comunicação

CONTEÚDO

1. Componentes do pensamento

2. Atributos básicos da solução dos problemas

3. Estímulos ao desbloqueio

4. Técnicas de processos criativos individuais e em grupos

5. Técnicas de elaboração de um Brainstorm

O QUE ESTÁ INCLUSO 

- Aula presencial em turmas com número limitado de alunos.

- Certificado Brasília Marketing School de participação no curso.

- Coffee & Snacks.

- Acesso online a todo o material didático.

SOBRE O CURSO

O curso será ministrado por Roberto Sá Filho, shortlist no Festival Internacional de Criatividade de Cannes e Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM-RJ).

A criação publicitária totalmente desmistificada. Um curso que ensina um passo a passo do início do processo criativo até a campanha sedutora, envolvendo o conceito, linguagem, argumentação e principalmente a criatividade.

Ao final, o aluno será capaz de fazer um texto criativo, envolvente, rico em expressividade e adequado para cada tipo de mídia e público. Afinal, se propaganda é a alma do negócio, o texto publicitário é a alma da propaganda.

PÚBLICO

Profissionais e estudantes de diversas áreas, incluindo do marketing e da comunicação.

CONTEÚDO 

1.Componentes do texto publicitário: o processo e a persuasão publicitária

2.Linguagem e raciocínio publicitário

3.Conceito Publicitário

4.Atributos básicos do texto publicitário

5.Construção da linguagem direcionada a cada tipo de público

6.Mídia impressa: Tipos de anúncios / campanhas

7.Mídia eletrônica: Spots de Rádio e Comerciais para TV e Cinema –
a sinopse como ferramenta de criação

8.Mídias Diferenciadas

O QUE ESTÁ INCLUSO

- Aula presencial em turmas com número limitado de alunos.

- Certificado Brasília Marketing School de participação no curso.

- Coffee & Snacks

- Acesso online a todo o material didático.

SOBRE O CURSO

O curso de Storytelling e Transmídia ensina como os conceitos utilizados por escritores, roteiristas e demais profissionais da indústria do entretenimento, podem ser aplicados à comunicação corporativa em diversas vertentes: branded content, product placement, mídias sociais, eventos, apresentações, branding etc. No final os alunos vivem o processo autoral de criar histórias na prática, além das possibilidades de explorar todo esse potencial com a transmídia.

CONTEÚDO

1.Introdução ao Storytelling

Esse é um módulo introdutório que explica os conceitos básicos do storytelling e o que está por trás de seu uso como técnica de comunicação.

  • O desafio da comunicação nos dias de hoje

  • Afinal, o que é storytelling?

  • Breve histórico sobre o uso das histórias

  • Storytelling pelo prisma da psicologia, neurologia e antropologia

  • O poder do contexto

2.Storytelling aplicado à comunicação

O segundo módulo tem como objetivo mostrar como o storytelling pode ser aplicado às diversas vertentes da comunicação, havendo uma grande carga de discussão de casos.

  • Branding

  • Branded Content

  • Product Placement

  • Apresentações

  • Aplicações para startups e ONGs

3.Processo Autoral

Nesse módulo os alunos terão contato com o processo de criação de histórias do ponto de vista do autor. Ao final dele todos terão criado uma história em formato de conto, que será dividida com a classe.

  • Story Placement

  • A importância do conflito

  • Construção de personagens

  • Design de plot

4.Transmídia

O último módulo do curso tem como objetivo desvendar e explorar o conceito de transmídia. Aqui haverá uma continuação do exercício anterior, quando, a partir das histórias criadas os alunos devem propor desdobramentos transmidiáticos.

  • Desvendendo a transmídia

  • Criação de universos

  • Storytelling e novas mídias

  • Desafios para o futuro da comunicação

O QUE ESTÁ INCLUSO

- Aula presencial em turmas com número limitado de alunos.

- Certificado Digital Brasília Marketing School de participação no curso.

- Coffee & Snacks.

- Acesso online a todo o material didático.

SOBRE O CURSO

Quais são as regras e dicas de apresentação de um portfólio criativo? Qual a relação com a autopromoção profissional?

Este curso é sobre como se tornar interessante e impressionante no concorrido mercado de trabalho criativo começando pelo seu portfólio. O quê colocar, o quê abdicar e em qual ordem organizar seu trabalho.

Além disso, o curso abrange técnicas de autopromoção e preparação de currículo, incluindo direcionamentos de como se fazer um bom network. Você estará apto a encarar aquele desafio sonhado, seja um cliente, um job, um estágio ou um emprego.

PÚBLICO

- Designers, profissionais de comunicação e publicidade que precisam trabalhar melhor a venda do seu serviço.
- Estudantes de diversas áreas, incluindo do marketing e da comunicação.
- Interessados em desenvolver melhor a estratégia de autopromoção.

MATERIAL DIDÁTICO

- Acesso ao material de aula e conteúdo do professor por meio de usuário e senha individual em nosso sistema.

- Todo o material necessário para os exercícios durante o curso.

CONTEÚDO 

1.Sem crise de identidade

2.Objetivos X Portfólios

3.Organizando o portfólio

4.Apresentando seu portfólio

5.Networking

6.Construindo sua reputação

7.Mostrando seu valor

O QUE ESTÁ INCLUSO

- Aula presencial em turmas com número limitado de alunos.

- Certificado Brasília Marketing School de participação no curso.

- Coffee & Snacks.

- Acesso online a todo o material didático.

SOBRE O CURSO

O curso pretende debater e praticar Direção de Arte publicitária através dos atributos de codificação e decodificação visual: ver e entender. Mais do que a prática, no Século XXI é necessário ser capaz de construir um discurso sobre a sua própria visualidade.

Isso obriga encarar a direção de arte como ela deve ser tratada: uma ferramenta de transformação de ideias e criadora de imagens potentes.

Imagem potente é aquela que se alicerça em aspectos instrumentais (tipografia, cor, grid, fotografia, ilustração), em relações entre eles (equilíbrio, harmonia, entropia), mas acima de tudo em um pensamento voltado à construção de marcas e mensagens memoráveis.

Indo da formação da tipografia clássica até aos Leões de Titanium e Integrated, o curso pretende atualizar e instrumentalizar o profissional para os desafios de se manter com o olhar sempre a frente do mercado.

PÚBLICO

Estudantes e profissionais de diversas áreas, incluindo publicidade e design, que tenham interesse em Direção de Arte.

CONTEÚDO

1.Quem é o DA e quais suas competências?

2.O criativo como gestor de seu trabalho: agora todo mundo é planning.

3.Da tipografia clássica à pós-moderna, que história é essa? Você consegue entender uma fonte?

4.Diretor de Arte como organizador do espaço: o uso do grid na organização da mensagem.

5.Teoria básica das cores e seus usos na publicidade.

6.O rough, o layout (a manipulação de imagens) e a finalização das peças.

7.Ter boas ideias é saber nutrir uma marca: o marketing na construção da criatividade.

8.Campanhas Integradas X Campanhas Replicadas: como um vídeo no YouTube mudou tudo.

9.Mão na massa: algumas maneiras de associar ideias visuais que vão salvar sua vida. Ou seu fim de semana.

O QUE ESTÁ INCLUSO

- Aula presencial em turmas com número limitado de alunos.

- Certificado Brasília Marketing School de participação no curso.

- Coffee & Snacks.

- Acesso online a todo o material didático.

Informações Adicionais

Caso você tenha se matriculado e não possa mais comparecer a algum curso do pacote na respectiva turma, indique um substituto direto pelo nosso site. Acesse com seu login e senha e altere o aluno do curso sem nenhum custo. Você pode fazer isso até o dia anterior do início do curso.  :)

Porém, se você quiser cancelar a sua participação em alguma turma e não indicar um substituto, basta nos avisar por e-mail com a antecedência maior que 7 dias para o início da turma do seu curso. Nesse caso, nós infelizmente vamos precisar descontar uma taxa administrativa nos seguintes valores:

  • 35% se você quiser o dinheiro de volta
  • 20% se preferir usar o crédito em outros cursos da BMS (incluindo, em caso de disponibilidade, novas turmas do mesmo curso)

Como a matrícula foi realizada em forma de pacote, será feito um cálculo proporcional ao valor pago em relação ao número de cursos do pacote.

Cancelamentos com menos de 7 dias para o início da turma, terão as taxas acima duplicadas. Faltas e ausências durante a(s) aula(s), infelizmente, não terão reposições, créditos e/ou devoluções. :(

 

SOBROU ALGUMA DÚVIDA?

Quer saber mais sobre algo? Não tem certeza se é isso mesmo? Ficou com alguma dúvida? 

Se você quer fazer o curso mas quer conversar antes, não deixe de entrar em contato. Fale conosco através do formulário de contato aqui do site, do nosso e-mail, do Facebook Messenger ou do telefone que está aqui no rodapé da página. Só não temos atendimento presencial, mas meio de contato é o que não vai faltar. :)

Professores-Parceiros
Brasília Marketing School - BMS-professores-parceiros-Bruno Porto
Bruno Porto
Bruno Porto é designer gráfico com pós graduação em marketing e gestão empresarial, educador, curador e consultor, com trabalhos premiados e expostos nas Américas, Ásia, África e Europa, e publicados em mais de 40 livros e revistas internacionais. É autor de diversos artigos e livros como “Vende-se Design – Autopromoção e Portfólio para Profissionais Criativos” (2AB Editora, 2011) e “Asian Graphics NOW!” (Taschen, 2010). Coordenador-Geral da 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico 2013 e curador de mostras de artes gráficas que itineraram pela Alemanha, Brasil, China, Colômbia, Uruguai, Venezuela e Vietnam, frequentemente participa do júri de prêmios internacionais como o iF Concept Design Awards, o Adobe Design Achievement Awards e os Premios CLAP de Diseño Gráfico, Branding y Comunicación, além de concursos nacionais como os da Marca dos 450 Anos do Rio de Janeiro e da Identidade Visual da V Bienal Brasileira de Design 2015, entre outros.
Brasília Marketing School - BMS-professores-parceiros-Bruno Scartozzoni
Bruno Scartozzoni
Bruno Scartozzoni é um profissional multi-disciplinar de planejamento e estratégia de comunicação com mais de 10 anos de experiência, atendendo clientes como Nokia, Nestlé, Sony, AmBev, Sebrae, Caixa e Ministério da Saúde em passagens pelo Banco de Eventos, Aktuell, Talk Interactive, Ativa Esporte, Flap Live Marketing e Digital Group. Graduado e pós-graduado em Administração Pública e Administração de Empresas, em ambos os casos pela FGV. Foi um dos fundadores da Storytellers, primeira agência brasileira especializada em criar histórias para marcas. Hoje é consultor de comunicação e professor de storytelling e transmídia da ECA-USP e FIAP, além de colaborar para o Brasil Post e editar o blog Caldinas.
Brasília Marketing School - BMS-professores-parceiros-Luiz Cavalheiros
Luiz Cavalheiros
Diretor de arte, designer e artista plástico, atua no mercado publicitário carioca desde 1992. Trabalhou nas principais agências do mercado, como Ogilvy, JWT, DM9 e NBS. Foi Diretor de Criação na DM9 do Rio e Supervisor de Criação na NBS. Possui diversos prêmios Colunistas, Profissionais do Ano e Abril. Formado pelo Aprofundamento em Pintura da Escola de Artes Visuais do Parque Lage - RJ. Artista plástico com diversas exposições no Brasil e exterior. Ilustrador e quadrinista. Formado em Comunicação Social pela ECO-URFJ. Pós graduado em Estética pela PUC-RJ. Mestrando em Políticas Culturais pela FGV RJ. Atualmente ministra aulas na Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro, na área de Criação, Direção de Arte e Planejamento Criativo, além de dirigir um escritório de comunicação, a Agência de Bolso e uma empresa de treinamento criativo, a Parangolé do Saber.
Brasília Marketing School - BMS-professores-parceiros-Marco Aurélio Lobo Junior
Marco Aurélio Lobo Junior
Mestrando em Design pela Universidade de Brasília, UnB. Bacharel em Design pela Universidade de Brasilia, UnB, e Especialista em Docência Universitária pelo Centro Universitário de Brasília, Uniceub. São 20 anos de experiência em políticas públicas de design e em promoção comercial internacional, sendo Assessor do Programa Brasileiro do Design, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Consultor do programa de promoção internacional do mobiliário brasileiro junto a Associação Brasileira da Indústria do Mobiliário, Professor Adjunto do Departamento de Design da Univille - Joinville, SC. Gestor de Projetos da Apex-Brasil para os setores de Máquinas e Equipamentos, Design e Moda. Assessor do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos - CGEE/MCTI. Gerente de Inovação e Design da Apex-Brasil. Atualmente é Consultor em Gestão da inovação e do design, Professor de Design Gráfico e Coordenador de Extensão do Centro Universitário IESB.
Brasília Marketing School - BMS-professores-parceiros-Roberto Sá Filho
Roberto Sá Filho
Roberto Sá Filho é Diretor de Criação da Mesa Comunicação, Professor de Criação da ESPM-RJ e Colunista do site Mercadonautas. É Formado em Comunicação Social e pós-graduado em Marketing Digital. Com mais de 16 anos de carreira, passou por diversas agências de propaganda como Staff, Script e Artplan. Nesse período já criou para clientes como Banco do Brasil, Sedex, EMBRATUR, Alerj, Universal Channel, Leader, VIVA, MultiShow, GNT, COB, BrasilCap, Brasil Veículos, Taco, SurfRider, Gracie Magazine, Sinaf entre outros. Em 2011 foi convidado como colunista no site do Meio & Mensagem para cobertura do Festival de Cannes, mesmo veículo que em 2012, elegeu uma de suas peças “Alisamento do Calçadão de Copacabana” como uma das mais inovadoras do ano. Em sua atividade publicitária conquistou diversos prêmios em criação, como: Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação do Rio de Janeiro, diversas lâmpadas de ouro, prata e Bronze em festivais da ABP, Festival Internacional de Gramado e por 2 vezes Shortlist no Festival de Cannes.

Sou professor em cursos de Comunicação Social e já estudo Henry Jenkins mas as ideias aprendidas no curso de Storytelling ampliaram - e muito - meus horizontes para passar essa bola do Transmedia Storytelling adiante. Parabéns BMS!

Thumb

Leandro Rolim da Silva

Doutor em Comunicação e Professor Universitário

A BMS é uma das poucas escolas de Marketing — e a única em Brasília — que consegue aliar um conteúdo prático e teórico em tão poucas horas. Tive a oportunidade de fazer cinco cursos na escola e o contato com professores que atuam no eixo Rio/São Paulo foi muito valioso. Em pouco tempo, consegui aplicar na minha rotina de trabalho algumas das técnicas aprendidas nos cursos. Recomendo!

Thumb

Vinícius Silva

Analista Marketing Digital - SENAC

--------------------------------------------------->