Programas de FidelidadeOs Programas de Fidelidade ganharam notoriedade com as companhias aéreas e mais recentemente supermercados e drogarias, mas independente do porte da empresa, qualquer empresa pode ter o seu Programa de Fidelidade disponibilizando benefícios e vantagens para os seus clientes.

O importante é seguir as premissas de CRM e Marketing de Relacionamento, identificar, diferenciar, interagir e personalizar as comunicações e ofertas para ser cada vez mais assertivo.

O Programa de Fidelidade não precisa ter a pontuação de 1 ponto a cada R$ 1,00 gasto, o que exige um controle maior e nem precisa ter como benefício descontos apenas.

Inclusive não precisa ter o cartão físico e a logística que a impressão e entrega deste envolve.

A chave forte para identificar aquele cliente pode ser o seu CPF e entre os benefícios podem estar descontos, cortesias, gifts, “degustação” de novos serviços e produtos ou serviços de parceiros como uma massagem em um SPA, um cosmético, um chocolate de grife, um mês de academia para entrar no verão em forma...O céu é o limite, use a abuse da sua imaginação e empreendedorismo.

A premissa é diferenciar os seus clientes pela recência, frequência e valor, ou seja, última vez que comprou, frequência com que compra e ticket médio de suas compras. Por isso, o ideal é disponibilizar as vantagens do seu Programa de Fidelidade apenas para os mais fiéis e VIPs ou para todos da base e a partir daí identifique o que tem maior frequência ou ticket médio como aqueles programas que são controlados com troca de facas especiais ou a cada 10 refeições 1 é cortesia.

Não trate clientes diferentes de forma igual, identifique que itens eles compram, que dia fazem aniversário, qual a faixa etária, se têm filhos que também podem ser clientes ou podem ser lembrados com uma contação de estórias na semana das Crianças e siga analisando os resultados destas ações.

Os clientes tendem a comprar mais onde são reconhecidos, onde têm benefícios claramente percebidos e onde têm mimos. Eu adoro e você?

Venha aprender outras estratégias para fidelizar o seu cliente com estratégias de Marketing de Relacionamento e CRM, clique aqui.