Estádio do SuperBowl 51

Nos últimos anos eu tive a oportunidade de trabalhar diretamente com os mega eventos realizados no Brasil – Copa das Confederações, Copa do Mundo e Jogos Rio 2016. Foi em 2013 que comecei a observar, de um ponto de vista privilegiado, como a experiência do espectador é tratada como prioridade nos eventos internacionais. É fato que o nosso País enfrentou problemas ao adaptar a cultura de excelência em gestão de eventos esportivos ao nosso padrão, até então, acostumado ao “Abra os portões. Se o espectador quiser, que venha assistir”.

O meu fascínio pelo zelo da organização em relação aos aspectos chave que muitas vezes nos passam despercebidos, como compra do ingresso, transporte, sinalização, limpeza, alimentação e bebidas, entre outros, servem de experiência para todos os projetos que me envolvo. Há, além disso, um elemento essencial que, combinado com um bom atendimento aos clientes (entenda espectadores ou fãs) formam a base da rentabilização das arenas em dias de eventos esportivos: A criação de uma atmosfera de entretenimento espetacular. Esta proporciona uma experiência de consumo que vai muito além do simples acompanhamento de uma competição esportiva.

No Brasil há exemplos, sim, de bom entretenimento no matchday que tentam promover muito mais do que a disputa esportiva. Contudo, são exemplos que se concentram em dias especiais, como o excelente Jogo das Estrelas e o Desafio de Habilidades do NBB, ou, normalmente, em datas comemorativas celebradas por poucos clubes de futebol. Esses criadores de entretenimento pré-jogo lutam contra a cultura da falta de pontualidade do brasileiro (e torcedor) e o costume de se chegar apenas para o que ele comprou o ingresso – o jogo. E as ações durante a competição? Podem ser bem melhores.

Em fevereiro deste ano, os apaixonados por esporte e entretenimento pararam para assistir ao Super Bowl 51. Observaram o que eu falei? Não foram somente os apaixonados por esporte! Afirmo que grande parte da audiência estava mais interessada em saber qual seria o show do intervalo e, o mais importante, o que aconteceria de surpreendente durante aqueles 15 minutos. Ainda sobre a NFL (National Football League), gostaria de chamar atenção para o final de semana que antecede a grande final do Campeonato Nacional de Futebol Americano. Estou me referindo ao Pro Bowl. Para quem não está habituado, trata-se de um evento dividido em dois dias, composto por desafios de habilidades, acrescentado de competições lúdicas, como queimada, total interação com torcedores e uma partida no melhor estilo All Star Game.

Para aprender mais sobre como o esporte pode se tornar um produto, clique aqui e confira mais informações sobre o curso Marketing e Eventos Esportivos.