A Economia Comportamental proporciona aos profissionais de marketing todos os dados e conhecimentos necessários para entender como os consumidores fazem suas escolhas no dia a dia. E isso acontece de forma a deixar mais claro o que influencia consciente e inconscientemente as compras, o que é crucial para a elaboração de estratégias mais eficazes para produtos e serviços.

Esse conjunto de elementos persuasivos funciona como se fossem gatilhos, que disparam, com maior ou menor eficiência, o desejo de consumo nas pessoas. E um dos principais gatilhos para catapultar o nível de vendas e atrair mais clientes é chamado de prova social. Você sabe o que é e como a prova social poderia de fato entusiasmar a decisão de compra? Para entender um pouco mais sobre este assunto, continue lendo nosso post!

 

O conceito de prova social

Em marketing, a prova social — ou social proof — consiste basicamente em produzir uma impressão excelente de seu produto ou serviço a partir das experiências alheias, de maneira que a boa reputação no mercado atraia mais consumidores e, com isso, mais vendas sejam conquistadas.

A ideia se resume basicamente na expressão: “Se todo mundo está comprando e gostando, por que eu não deveria comprar e aproveitar também? Se todo mundo está fazendo, é porque o produto deve ser realmente bom.” Nesse sentido, se todos estão falando bem do produto, a impressão de valor agregado torna-se forte o suficiente para que outras pessoas se interessem pelo que está sendo vendido.

 

As maneiras certas de fazer uma prova social

Existem diversas formas de se produzir ações de prova social, mas o mais importante é deixar em evidência que os testemunhos colhidos com as pessoas, e que estão em exposição, sejam confiáveis e legítimos. Portanto, um bom exemplo de prova social está nos depoimentos dos clientes satisfeitos, os quais podem vir publicados nos websites de uma empresa ou marca em especial.

Outra sugestão, ainda que mais implícita, seria a quantidade de curtidas (likes) ou de compartilhamentos nas redes sociais, de forma a assegurar o sucesso de certo produto. Do mesmo modo, quando as celebridades e artistas se mostram usando certas mercadorias, isso é um tipo de gatilho análogo à prova social.

 

Como a prova social age como elemento de convencimento alheio

Esse gatilho funciona porque quem lê um depoimento positivo se sente mais confortável para tomar a decisão de compra, visto que muitas pessoas já experimentaram o produto no qual se tem interesse. Ao mesmo tempo, cria-se uma sensação de pertencimento de grupo, já que a pessoa que estiver se convencendo do valor do produto fará o que uma grande parte de pessoas também já está fazendo. Mesmo que a experiência não seja ainda pessoal, o movimento de persuasão ocorre no sentido de aproveitar as experiências alheias para formar o posicionamento próprio acerca de determinada mercadoria ou serviço, porque as ações dos outros são tidas como as condutas mais adequadas diante daquela situação.

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