Até pouco tempo atrás, as inserções publicitárias eram a principal estratégia para que uma marca conseguisse atingir o seu público. Acontece que a tática dos anúncios nem sempre agrada, já que as propagandas chegam sem avisar e impactam públicos tão diversos que boa parte deles sequer tinha interesse real no produto ou serviço anunciado.

Com a ascensão da internet, as coisas começaram a mudar. O consumidor passou a assumir uma postura mais ativa, já que o meio possibilita que o público filtre o tipo de conteúdo que deseja ter acesso de verdade. Com isso, ganha força o movimento da segmentação e dos nichos, pelos quais o internauta deixa de ser impactado passivamente pela propaganda e passa a buscar as informações que o interessam. Ou seja, ele deixa de receber mensagens aleatórias e passa a buscar o conteúdo que realmente quer receber.

É nesse cenário que ganha projeção uma estratégia importantíssima dentro das ações de marketing digital: o content marketing. No artigo de hoje vamos falar sobre essa tática e explicar a importância dela para os negócios online. Confira!

 

O que é marketing de conteúdo?

Do inglês “content marketing”, é uma estratégia que visa fidelizar um público segmentado, geralmente por conteúdo educativo, evangelizador ou de entretenimento. Por exemplo, se você tem uma empresa de turismo, um bom plano de marketing de conteúdo não vai oferecer promoções e pacotes aos seus clientes diretamente. Para isso existe a publicidade.

O marketing de conteúdo vai oferecer todas as informações relevantes relacionadas ao turismo como renovação de vistos e passaporte, vacinas que devem ser tomadas em cada país visitado, curiosidades sobre cultura e pratos típicos e por aí vai. Se o cliente sair satisfeito da sua página, certamente ele voltará. É assim que nasce o engajamento.

 

Content marketing é invenção dessa década?

Não. As ações de marketing de conteúdo existem há muitas décadas. Mesmo no período offline, algumas empresas já pensavam em produzir conteúdo engajador e informativo para seus clientes, sem, necessariamente, oferecer junto os seus produtos. A Michelin, o Guia Quatro Rodas e as revistas que muitos hospitais produzem com dicas de saúde e bem-estar são bons exemplos dessa técnica.

Mas o content marketing só ganhou maior projeção após a popularização da internet porque os clientes descobriram um meio novo pelo qual poderiam adquirir informações que realmente os interessassem.

 

Como essa estratégia pode ajudar meu negócio?

A resposta é simples: pelo engajamento. Quando um cliente fecha uma compra, na maioria das vezes ele já está convencido de que vai adquirir o produto, só precisa se decidir de quem vai comprar. E ganha espaço a empresa que já envolveu o internauta antes mesmo dele se tornar um cliente.

Content marketing gera confiança e credibilidade. Mas é importante apostar em uma produção rica e periódica. Os produtos são variados e podem ser postagens em blog, vídeos, webinários e ebooks. As redes sociais são um canal importante para divulgar esses conteúdos.

 

Em quanto tempo consigo medir o retorno dessa ação?

Ao contrário dos anúncios, o marketing de conteúdo só funciona de médio a longo prazo, justamente porque a técnica trabalha o relacionamento, que precisa de tempo para cativar a confiança do público.

Mas em compensação, enquanto um anúncio tem vida útil curta e só dura o tempo que você “aluga” a mídia tradicional, o content marketing é uma ação duradoura, já que todo conteúdo produzido ficará disponível na rede e será facilmente encontrado pelos buscadores, como o Google.

Gostou dessas informações e quer aprender mais? Uma boa dica é otimizar o seu negócio realizando um curso de Marketing de Conteúdo. Se você tem alguma dúvida, deixe o seu comentário!