Antes de começar a criar a sua estratégia de Marketing Digital, é preciso ter em mente que nem todos os sites e plataformas de mídia social foram criados para funcionarem do mesmo jeito. Apesar de algumas similaridades, cada canal tem suas funções independentes e suas próprias qualidades. Por conta disso, produtores de conteúdo e gestores de redes sociais precisam tratar cada plataforma também de forma individual.

Entender as particularidades de cada rede é a garantia de criar campanhas realmente efetivas para cada uma delas. Para ajudar você a entender melhor essas diferenças, montamos essa lista apontando a importância e as vantagens das ferramentas sociais mais populares e importantes para o seu negócio:

 

1. Blog

Quer sua companhia seja uma multinacional, quer seja uma micro-empresa, ter um blog é uma ferramenta excelente para a sua estratégia de marketing. Isso porque em um blog, você tem uma excelente forma de mostrar a personalidade da sua marca para o público, fazendo com que este se identifique com a cultura em torno da sua companhia.

Na verdade, muitas são as vantagens de se ter um blog. Poderíamos citar como principal, o fato de que ter um blog ajuda a você a se estabelecer como autoridade em seu nicho, porque o conteúdo que você compartilha dá valor a sua marca como um todo. Não bastasse isso, blogs aumentam o trafego de um site, ajudam o SEO, ou seja, melhoram o rankeamento de um site em buscadores, e representam uma excelente forma de educar o seus clientes, desenvolvendo relações mais profundas com o seu consumidor.

 

2. Twitter

Twitter é uma plataforma semelhante a um blog, porque permite atualizações constantes e frequentes: os usuários podem enviar mensagens contendo até 140, e estas podem conter imagens e links. O Twitter é uma rede social poderosa exatamente porque se propõe a ser um jeito rápido e fácil de disseminar informação. Por meio dele, você consegue oferecer conteúdo relevante ao seu público alvo, compartilhar as novidades mais recentes, manter um olho na concorrência, ou em líderes do seu nicho, e finalmente, pode fazer dele um canal a mais de atendimento ao seu público.

Com frases inteligentes e atrativas, você consegue construir a persona da sua marca, e criar campanhas efetivas atraindo para o seu negócio pessoas realmente interessadas em sua marca, e com isso, aumentar as suas vendas.

 

3. FaceBook

O Facebook é sem dúvida a rede social mais popular, e é uma plataforma interessante porque permite a customização da interface. Fanpages podem integrar aplicativos e personalizar as experiências do seus seguidores. Sua principal vantagem está no fato de que você pode criar campanhas e impulsionar as suas postagens para que elas alcancem uma audiência bastante seguimentada. Isso quer dizer que a sua voz vai atingir exatamente quem você quer que ouça.
Além disso, o Facebook tem por característica usuários que realmente gostam de compartilhar e interagir com as postagens. Isso quer dizer que se o seu conteúdo for relevante e de qualidade, seus seguidores vão se sentir propensos a divulgarem a sua marca, e virarem verdadeiros embaixadores dela.

 

4. Google+

Com mais de 100 milhões de usuários ativos, o Google+ é uma daquelas redes que todo estrategista em marketing digital precisa prestar atenção. Sua maior vantagem, para as empresas, é que ele melhora a posição das marcas nos resultados de busca do Google, aumentando a visibilidade, e ajudando consumidores a encontrarem determinado conteúdo de maneira mais rápida. O conhecido botão +1 também aumenta as chances de visibilidade: quanto maior a quantidade de +1, mais atenção ele ganha na página de resultados do buscador.
Outro fator interessante é que o G+ cria um senso de pessoalidade entre clientes e empresas. Isso porque as marcas podem manter seus consumidores em seus “círculos”, facilitando a troca de comunicação.

 

5. YouTube

O Youtube é a ferramenta de compartilhamento de vídeos mais bem sucedida até hoje. Por pertencer ao Google, as contas no Youtube são ligadas ao Google+, o que significa que conteúdos produzidos para o Youtube ressoam no G+. Ter um canal de vídeos pode ser importante para a sua empresa porque vídeos são engajadores, auxiliam a criar a credibilidade de uma marca e a estabelecê-la como referência no setor, e ainda são excelentes na hora de compartilhar muita informação de forma não tediosa e em pouco tempo.

 

6. Instagram

Imagens já se mostraram ser bastante efetivas quando o assunto é Social Media, e o Instagram é provavelmente uma das redes mais populares quando se trata de compartilhamento de imagem para mobile. O aplicativo é excelente para a divulgação de imagens e vídeos curtos em tempo real. No Instagram, você pode, de um jeito divertido, atrair tráfego e crescimento para o seu negócio. Ele permite uma linguagem pessoal, muito próxima da linguagem do seu público alvo, e permite uma fácil interação com a sua audiência. O melhor de tudo é que por ser um aplicativo para mobiles, você estará apto a alcançar o seu público onde ele estiver.

 

7. Pinterest

O Pinterest rapidamente se tornou uma rede social quase que essencial, mostrando que o conteúdo visual é bastante importante para as estratégias de marketing online. O site alcançou rapidamente a marca de 10 milhões visitantes únicos mensais por ser uma plataforma bonita e intuitiva. O Pinterest é um excelente organizador de conteúdo visual, e por isso, atrai um grande volume de tráfego para os sites, aumentando com isso as vendas. Além disso, informação visual é muito mais fácil de ser absorvida pela audiência. O conteúdo compartilhado na rede é ótimo para atrair atenção daquelas audiências inquietas, que não ficariam tempo suficiente lendo um texto, mas se divertiriam lendo um infográfico, por exemplo.

 

Entender de forma clara o propósito de cada rede e qual o tipo de conteúdo combina melhor para cada uma delas pode parecer desafiante, mas uma vez que você o faz, vai perceber que criar estratégias e compartilhar conteúdo ficará mais fácil e trará mais resultados para a sua empresa.

E você? Qual dessas redes sociais você já participa? Comente com a gente!

Quer aprendar mais sobre Social media Marketing? Participe do nosso curso "Como explorar as ferramentas das redes sociais para elaborar e conduzir uma marca"!