Já vai longe o tempo em que um site precisava apenas ter visual atrativo e receber o conteúdo. A evolução da linguagem da internet ocorre na mesma velocidade com que a informação circula. As transformações são rápidas, os usuários se tornam mais exigentes e os formatos se multiplicam. Hoje, a página para a web é criada levando em consideração sua exibição em diferentes tamanhos – do desktop e seu monitor gigante até a tela pequena de um smartphone.

Tamanha riqueza de elementos se submete a um princípio fundamental em qualquer site – a usabilidade. Esse conceito tem origem no design de produtos e foi incorporado à construção de páginas para a internet. Em linhas gerais, ele expressa o grau de facilidade com que o internauta consegue interagir com o site.

 

Foco no usuário 

Construir um site com usabilidade significa, em primeiro lugar, levar em consideração a experiência do internauta. O número de acessos, o tempo de navegação e o nível de interação com usuário são resultado da aplicação de regras para tornar intuitiva a navegação. Acessar a informação de forma direta e sem esforço significa respeito às normas de usabilidade.

Quando se fala em marketing digital, o conceito de usabilidade ganha ainda mais importância. A divulgação de um conteúdo depende diretamente da facilidade com que o internauta chega até ele. Elementos que potencializam a experiência de navegação tornam a mensagem ainda mais atrativa. Em compensação, qualquer obstáculo à livre circulação pelo site significa dispersão e perda de audiência.

Imagine o internauta que chega à página da ação de marketing de uma famosa marca e não consegue, por exemplo, se cadastrar para participar da promoção porque a navegação é confusa. Qual a probabilidade de retorno ao site? Zero! Em marketing digital, o usuário deve ser atraído rapidamente pela mensagem. Caso contrário, clica e segue para outro site.

Para não desperdiçar um conteúdo de qualidade e tornar o site adequado às normas de usabilidade, há cinco regras simples e que podem ser implementadas facilmente.

 

  1.        Arquitetura da informação

O internauta deve identificar imediatamente a que se refere o site. A forma de organização do conteúdo tem o poder de atrair ou afastar a audiência. A correta hierarquização da informação leva o usuário a encontrar intuitivamente aquilo que lhe interessa. Navegação sem esforço representa maiores chances de a mensagem ser assimilada pelo internauta.

 

  1.        Menos é mais

Um visual clean retém mais atenção do internauta do que um site repleto de cores, luzes e sons. Excesso de detalhes dispersa a atenção do usuário e o leva a abandonar a página. O design é um dos principais elementos para o sucesso de um projeto na internet. Por isso, esqueça gostos ou preferências pessoais e siga o projeto de programação visual elaborado por um profissional de programação visual especializado em internet.  Aposte na simplicidade e veja a audiência de sua página na web crescer.

 

  1.        Velocidade

Uma das mudanças geradas pela massificação da internet é a aceleração da percepção. Sites pesados são uma afronta aos conceitos básicos de acessibilidade. Em tempos de internet 4G, nenhum usuário aguarda o carregamento de uma página por mais de dez segundos. Antes de lançar oficialmente o site, faça testes de velocidade de carregamento. Se o tempo for superior ao padrão, reavalie todo o projeto – desde a programação web até o design, passando por análise do tamanho de imagens, vídeos e áudios.

 

  1.        Atenção com o conteúdo

A relevância do material que vai ao ar – texto, imagem, áudio e vídeo – é crucial para o sucesso de um site. Muitos se limitam a reproduzir conteúdos já publicados em outras páginas. Com o tempo, o usuário percebe a falta de material exclusivo e perde o interesse em acessar um endereço que  apenas “copia e cola” o que alguém já lançou. Investir em conteúdo original e de qualidade significa aumentar o número de acessos e se tornar referência para os internautas.

 

  1.        Tamanho faz diferença

Dados do Ibope apontam que o volume de acesso à internet por meio de dispositivos móveis (tablets e smartphones) já superou o registrado por desktops e laptops. Por isso, qualquer site deve ser criado com layout responsivo – aquele que adapta textos, fotos e ilustrações  ao tamanho da tela. Um site cujo conteúdo não aparece corretamente em mobile tende a perder audiência rapidamente. Para as páginas que apresentam vídeos, o cuidado deve ser redobrado, já que smartphones e tablets não reconhecem a linguagem flash – muito utilizada na publicação de filmes.

Hoje não é mais possível imaginar a internet sem levar em consideração os elementos de usabilidade. Cada site disputa a audiência com incontáveis concorrentes. Para sobressair nesse universo, ele precisa focar no internauta. É a experiência do usuário, em última instância, que atesta a qualidade ou reprova uma página na web.

Lidar com um ambiente em constante transformação como a internet é o desafio dos profissionais de marketing. A formação permanente e a atualização profissional se tornaram indispensáveis. Dessa forma, seminários, congressos e cursos de marketing digital atraem um público cada vez maior.

Você utiliza os conceitos de usabilidade em ações de marketing digital? A experiência do usuário influencia o seu trabalho de alguma forma? Deixe aqui o seu comentário!