Profissionais do mercado têm currículos bastante atrativos, com competências destacadas, experiências comprovadas e referências que os procedem. E os profissionais de criação? Como podem mostrar o seu trabalho? Através de um bom portfólio, é claro. 

O portfólio é o currículo de quem trabalha com criação, portante deve ser feito com profissionalismo e dedicação que só quem sabe o quanto demorou para fazer aquele job pode compreender. Por se algo bastante visual, o portfólio se destaca perante um currículo normal, pois mostra de verdade o trabalho do profissional. Para que um cliente ou contratante acredite naquele trabalho, não é preciso recomendações, ele fala por si mesmo. 

Mas para que o seu portfólio fale por si mesmo, é preciso que você invista algum tempo nele e torne-o atrativo para outras pessoas. Quer saber como? Então continue acompanhando o nosso post!

 

Utilize uma ferramenta profissional

Você pode criar um site com domínio próprio ou ainda optar por uma ferramenta de portfólio online. Existem várias na internet, mas fica aqui a dica de algumas das melhores:

 

Behance

Plataforma para portfólios multimídia, que permite que você poste seus melhores trabalhos e os tenha visualizados por diversos outros profissionais. Oportunidades de trabalho também são divulgadas pela plataforma.

 

DeviantArt

Voltado para artistas, o DeviantArt permite até que suas criações sejam comercializadas através da plataforma. Interessante, não é mesmo?

 

Flickr

Para quem trabalha com fotos, o flickr é a melhor opção. Além de mostrar o seu trabalho para outras pessoas, você pode construir um bom networking, que te leve a negócios muito importantes.

 

Selecione somente os melhores

Não adianta você abarrotar o seu portfólio com produções pouco expressivas. O portfólio serve para surpreender o cliente, então surpreenda com o que você tem de melhor. Peça para outras pessoas classificarem seus trabalhados, visando fazer um ranking dos mais populares. Esses você coloca no portfólio, os demais pode deixar em stand by para uma oportunidade futura.

 

Mantenha seu portfólio atualizado

Você tem trabalhos de 5 anos atrás no seu portfólio, mas não tem nenhum recente? A impressão que isso passa é que você não tem trabalhado no seu portfólio ou pior, está fora do mercado. Mantenha sua presença com um portfólio atualizado e de confiança, que gere expectativas nos seus clientes.

 

Dê os devidos créditos

Você trabalhou com mais alguém para desenvolver alguma peça publicitária? Dê os devidos créditos. Além de ser antiético tomar para si obras realizadas em conjunto, você pode potencializar sua visibilidade citando seus parceiros de criatividade. Coloque um link para o site da outra pessoa e peça que ela faça o mesmo com você. Afinal, parceria é parceria.

 

Identifique seus trabalhos em outras plataformas

Se você tiver a oportunidade de colocar um link no seu portfólio para outros locais na internet que contenham seus trabalhos, ótimo, faça isso. Além de ganhar visibilidade estando em mais de um local, você ganha em credibilidade, afinal, comprova que o seu trabalho realmente está sendo aplicado.

 

Apresente-se

O seu portfólio lindo, mas... quem é o dono? Não esqueça de deixar uma breve apresentação de si mesmo! Fale de suas motivações, de como e porquê fez tais criações. Aproveite o momento para deixar um call to action para que o seu visitante entre em contato.

Ficou curioso para saber mais a respeito de como montar um portfólio de sucesso? Dê uma olhada em nosso curso Portfólio para Profissionais Criativos, ele foi feito especialmente para você! Se você ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário!