O marketing é um setor estratégico para qualquer empresa que deseja se manter bem posicionada no mercado, já que é através dele que a empresa se torna conhecida e pode trabalhar a sua imagem e reputação perante seu público-alvo. É o marketing também responsável por manter os clientes satisfeitos com os produtos e serviços da empresa, o que exige um elevado grau de conhecimento a respeito do mercado, das pessoas, dos produtos e dos serviços. 

Para garantir o sucesso de uma empresa quando o assunto é marketing, é impossível escapar do planejamento, que é a linha de conduta das pessoas em busca dos objetivos organizacionais. Essa linha de conduta é perpassada por diversas ações e reações, que tornam o planejamento de marketing tão importante para a empresa. O planejamento de marketing estabelece o posicionamento de mercado da empresa.

Uma empresa precisa se posicionar no mercado, se fazer conhecida, tornar-se referência e estabelecer uma relação saudável com seus consumidores. É o marketing que proporciona isso, através de um planejamento bem direcionado e compatível com os valores da organização. Quer entender um pouco mais sobre a importância do planejamento para a sua empresa? Então continue lendo o nosso artigo!

 

Auxilia na compreensão das necessidades dos clientes

Cada público possui necessidades específicas, e o planejamento de marketing possibilita definir quais são essas necessidades e como supri-las. Através do planejamento de marketing é possível, ainda, conhecer os hábitos de consumo de cada grupo de clientes e assim ofertar soluções adequadas para cada um deles.

 

Permite estabelecer objetivos e metas claros

Traçar os objetivos e metas do marketing é mais do que fazer uma lista de ações isoladas. É criar uma reação em cadeia no cliente, que leve-o a se relacionar com a marca e se tornar um cliente fiel. Com o planejamento de marketing, fica mais fácil estabelecer essas metas e objetivos e persegui-los incessantemente.

 

Cria caminhos seguros para o sucesso

O planejamento de marketing deve sempre estar alinhado ao planejamento estratégico da empresa, perseguindo sempre os objetivos macro da organização. Através do planejamento de marketing os objetivos macro são traduzidos em objetivos menores, competentes ao marketing, e trabalhados da forma correta para gerar resultados positivos para a empresa.

 

Permite avaliar o seu próprio desempenho

Através de KPI’s (indicadores de performance), é possível acompanhar a evolução das estratégias de marketing e, assim, atuar de maneira mais eficaz na condução das ações para que estas sejam melhor aproveitadas. É possível, ainda, demonstrar à alta gerência que os investimentos em marketing trazem resultados, obtendo-se maior credibilidade para o crescimento das ações estratégicas de marketing na empresa.

 

Gera satisfação

Ações desordenadas podem contribuir minimamente para os resultados organizacionais, contudo, impactam diretamente na confiabilidade do marketing dentro da empresa. Neste sentido, quando bem elaborado, o planejamento de marketing garante não só a satisfação dos clientes e consumidores como também de outros públicos da empresa, como acionistas, diretores, fornecedores, governo e sociedade.

Planejar com cuidado sempre aumenta as chances de sucesso, já que gera uma concentração de esforços para desenhar uma estratégia condizente com o que a empresa espera do seu desempenho no mercado. Sendo assim, não faça marketing sem planejamento! Você ainda tem alguma dúvida sobre a importância de planejar antes de agir quando o assunto é marketing? Então não deixe de escrever pra nós através dos comentários!