Um dos muitos fenômenos que as novas tecnologias e interações online tem proporcionado é a experiência das múltiplas telas. Sem perceber o novo (e o velho) consumidor se depara  absorvendo o mesmo conteúdo em diversas telas ao seu redor.

Ontem a Apple transmitiu direto do Texas o seu iTunes Festival, e a grande banda que encerrou o dia foi o Coldplay. Sou fã de Coldplay há muitos anos e não perderia o show por nada. Vejo basicamente duas diferenças do ao vivo que assisti em 2003, logo quando conheci a banda, e o show de ontem. Vamos lá:

Em 2003 – A experiência limitou-se a compra de um DVD (que custou caro) de uma apresentação que aconteceu um ano antes. 

Em 2014 – Liguei meu notebook, abri o iTunes, apertei play e comecei a assistir o show em tempo real (e de graça). Enquanto eu assistia fiz alguns comentários no Twitter pelo tablet e fui convidado por amigos para integrar um grupo no Whatsapp para comentarmos o show enquanto ele acontecia. (Eu assisti pelo computador, um amigo pelo iPad e outro pelo Apple TV)

Percebem a grande diferença? E não foi só eu. Basta abrir o Twitter e pesquisar a hashtag #iTunesFestival. O mundo inteiro cobriu o evento sem sair de casa. Cada olho em uma tela diferente.

Para essa nova realidade um dos grandes desafios é mensurar o comportamento do consumidor diante de múltiplas telas. Não é simples.

Li outro dia sobre o esforço e entusiasmo que existe do IBOPE em tentar mensurar esses dados. É óbvio que a Rede Globo, mais cedo ou mais tarde, vai perceber que o número de pontos que um capítulo de novela das 9 atinge já não é mais o suficiente para entender o que está acontecendo no mercado. 

Nos Estados Unidos, o IBOPE de lá chama-se Nielsen e reparem que no vídeo abaixo, publicado em 2011 eles já apresentavam soluções para essa carência do mercado em entender essas métricas.


Não trata-se apenas de mensurar as multi plataformas, trata-se também de comunicar de forma adequada para os novos formatos. 

Percebo a intenção de vários programas em integrar plataformas de uma forma que realmente interessa ao consumidor. O Canal GNT, por exemplo, com o seu seriado Sessão de Terapia, além de engajar usuários por meio de uma fan page própria para o seriado, a emissora seleciona os melhores tweets feitos ao longo do episódio e mostra logo após os créditos. Como profissional de social media e fã da série sempre confiro o que está acontecendo nessa relação twitter/tv e o que eu percebo é que o resultado nas timelines é garantido. Ponto para o canal!

Experiência de múltiplas telas exige do mercado uma comunicação feita a altura da complexidade do fenômeno, seja mensurando ou produzindo conteúdo.

Convido você para discutir esses e outros temas no curso de Social Media Marketing que vou ministrar nos dias 21 e 22 de março na Brasília Marketing School. Mesmo se você não puder participar, não deixe de usar o espaço de comentários para debater.


Tiago Vaz é professor-parceiro da BMS, analista de marketing digital certificado em Marketing e Mídias Sociais pela Universidade da Califórnia em Los Angeles – UCLA.
Saiba mais sobre ele aqui.