Parabéns, você fez tudo certo, investiu em SEO, Adwords, Links Patrocinados, criou uma página de captura, trabalhou com Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo e converteu vários leads.

Eles são clientes e agora?

Agora entenda o perfil de um dos seus clientes, e antes de disparar uma campanha igual para clientes diferentes, crie segmentações para oferecer o produto certo para o cliente certo com a mensagem certa utilizando estratégias de Marketing de Relacionamento e CRM como cross sell, up sell, member get member, Fidelidade, Retenção e Recuperação.

O ideal é criar réguas de relacionamento e automatizá-las utilizando os canais utilizados na interação entre a empresa e seus clientes que pode ser e-mail, sms, push no mobile/aplicativo, display nas redes sociais, presencial, ATM no caso de uma instituição financeira ou um script para apoiar o atendimento receptivo ou ativo das PAs.

O importante é que todos que se relacionam com o cliente, independente do canal, tenham a Visão 360 para serem assertivos e tratarem o cliente de forma personalizada, sabendo com quem estão falando, produtos ou serviços adquiridos, produtos ou serviços que já pesquisaram, reclamações abertas no SAC, Ouvidoria, Reclame Aqui ou redes sociais para que nenhuma área ou colaborador da empresa “fique vendido” nessa interação que sempre pode se converter em uma nova oportunidade de negócio, relacionamento ou fidelização.

Falamos um pouco sobre réguas de relacionamento nesse artigo. Quer entender melhor o que são? Esse é o tema do próximo artigo.