As redes sociais conquistaram o mundo todo, criando novas formas de interagir, de se expor, de dialogar. Neste caminho, as empresas perceberam diversas oportunidades de negócios, mas nem todas sabem exatamente como explorar as redes sociais em favor de uma marca, fortalecendo a reputação, gerando visibilidade e credibilidade. É por isso que amos esse post, para falar a respeito de como utilizar as redes sociais para melhorar a sua marca na rede. Confira!

 

Aproxime-se

Já foi-se o tempo em que as marcas ficavam distantes e estranhas aos consumidores. Agora é preciso estar próximo, como um amigo fiel, que está lá para todas as horas. As redes sociais possibilitam essa proximidade na medida em que são alimentadas constantemente com opiniões, críticas, comentários, compartilhamentos, curtidas, etc.

Elas dão às marcas a oportunidade de conhecerem mais a fundo seus clientes e consumidores e melhor: de perguntar o que eles acham ou deixam de achar, se gostam ou não gostam, se querem ou não querem determinado produto ou serviço. Ou seja: as redes sociais são a oportunidade de ir direto à fonte e saber como agir, o que produzir, por qual preço vender e muito mais.

 

Dê uma cara para a sua marca

Por terem um caráter relacional, as redes sociais permitem que as marcas assumam personas para interagir na rede, como se a marca fosse, de fato, uma única pessoa, com qualidades e defeitos, que fala, que dá feedback, que questiona. Essa característica é muito bem-vinda pelas audiências e torna os relacionamentos entre clientes e empresas muito mais fáceis. Quer um exemplo? A prefeitura de Curitiba tem uma página no Facebook, e as pessoas interagem com ela como “prefs” (um apelido carinhoso) e tratam de temas diversos a respeito da cidade como se falassem com uma pessoa (o prefeito?).

 

Humanize suas interações

Criar scripts e segui-los à risca nas redes sociais é uma estratégia ultrapassada, pois as pessoas estão cheias de teleatendimentos que agem desta forma. Sendo assim, coloque profissionais para cuidarem da sua marca nas redes sociais interagindo como pessoas que são, sem textos decorados ou falas vazias. A humanização das marcas é um dos principais fatores de adesão dos internautas à fan pages e perfis corporativos, pois nutrem um sentimento de reciprocidade.

 

Seja interessante

Você se relacionaria com uma pessoa que não tem nada de interessante para oferecer? Pois bem, sua audiência também não, então invista em conteúdos que gerem valor para seus seguidores, que sejam atraentes, instigantes, que despertem a curiosidade e façam com que as pessoas interajam com a sua marca. Relacionamentos surgem da confluência de interesses.

 

Dialogue

Quanto mais a sua marca dialogar na rede, mais conhecida e reconhecida ela se tornará, afinal, quem não aparece não é lembrado. Crie oportunidades para que seus seguidores debatam assuntos nas suas páginas e perfis sociais, lance enquetes, perguntas, peça a opinião da sua audiência.

 

Ilustre

Está certo que leitura é essencial para qualquer um, mas as redes sociais são muito dinâmicas, e postar um texto gigantesco pode minar o interesse das pessoas pela sua marca. Ao invés disso, escolha imagens que transmitam as mil palavras que você gostaria de dizer, pois a imagem será uma só e os significados, muitos. Depois apenas frise algo de maior relevância, com textos curtos e objetivos. Vale lembrar, ainda, que imagens são altamente mais passíveis de compartilhamento nas redes sociais do que textos. Portanto, pense nisso!

 

Compreenda o objetivo de cada ferramenta

Cada rede social possui um perfil e um modus operandi, ou seja, uma maneira de ser. Os usuários que estão nelas esperam determinados tipos de comportamento por parte da sua empresa, como um perfil mais social no Facebook, um perfil informativo no Twitter e um perfil corporativo no Linkedin.

Compreender essas nuances de cada rede social garante que você desenvolva uma persona para cada uma delas, assim como um comportamento diferenciado, atraindo exatamente aquele perfil de usuário e engajando-o com a sua marca de acordo com os seus interesses pessoais. Quer ficar ainda mais por dentro desse assunto? Uma boa dica é realizar o curso “Como explorar as ferramentas das redes sociais para elaborar e conduzir uma marca”. Não perca tempo e comece agora mesmo a otimizar o seu negócio! Se você ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário!