Todos nós temos ânsia pelo sucesso quando iniciamos nossas carreiras. Temos medo de sermos como aqueles profissionais que, embora não sejam ruins, ficam anos e mais anos estagnados em seus cargos. Porém, para ficarmos mais tranquilos e aumentarmos nossas possibilidades de conquistar aquilo que almejamos, existem algumas atitudes, às vezes até bem evidentes, que podem nos fazer pular na frente da concorrência e demonstrar para nossos chefes que temos um diferencial que pode ser muito útil para nossa empresa. Compromisso, pontualidade, criatividade: muitas são as qualidades que podemos demonstrar. Quer saber quais são as posturas que podem te ajudar a ser promovido mais rápido? Descubra nesse texto.

 

Proatividade

No mercado de trabalho atual, uma das habilidades mais procuradas é a proatividade. Caracterizada pelo comportamento de antecipação e de responsabilização pelas nossas próprias opções e ações, independente do que é exposto pela situação.

Empregados proativos são aqueles que não carecem de ouvir ordens para fazer o seu trabalho, que encaram os desafios como oportunidades e motivam os colegas, ajudando a fazer do ambiente de trabalho um local de resoluções e inovações.

Outra característica desse tipo de pessoa é que elas têm mais interesse em aprender do que as outras e é por isso que as corporações sempre estão mais interessadas nelas. Como consequência, essas empresas fazem tudo para mantê-las, inclusive promovê-las mais rapidamente.

Desta forma, vencem obstáculos e traçam um trajeto diferente pela vida profissional. Portanto, se você busca pelo sucesso no trabalho e quer ser promovido, chega de ficar parado apenas olhando os outros fazerem as coisas: demonstre que quer aprender, aja, seja um suporte para tudo e todos que precisarem. Não tardará e o seu valor será reconhecido.

 

Pontualidade

Essa é uma característica muito apreciada nas empresas brasileiras, pois nosso país tem o péssimo hábito de não primar pelo horário. Um profissional que chega na hora, não só é bem-visto pelo chefe por se dedicar e respeitar o próximo, como também é visto como um potencial exemplo para os outros. Se você visa um cargo de chefia, ser capaz de servir de exemplo é uma qualidade indispensável, certo? Se você tem dificuldade em cumprir a hora, dê um jeito: coloque dois despertadores, durma mais cedo, tome café para ficar mais acordado. Mas chegue o quanto antes, de preferência primeiro que o chefe. Ao ver seu interesse e dedicação, suas chances de subir na empresa disparam.

 

Marketing pessoal

É essencial lembrar que a nossa imagem é o que determinará o que os outros pensam de nós. Por essa razão, além das qualificações técnicas, você precisa exercitar seu marketing e expor a todos um perfil ímpar e necessário para sua empresa. Pouco adianta ter todas as atitudes e qualidades necessárias se ninguém puder vê-las, não é mesmo? Fique ligado também no modo como se veste: uma pessoa amarrotada e pouco elegante dificilmente será tida como candidata a um cargo mais elevado. É importante apresentar-se da melhor maneira possível e mostrar claramente a todos seus resultados e competências.

Com essas atitudes, você estará mais apto a subir de cargo e chegar onde deseja. Muitas vezes, a diferença entre quem está no topo e quem ficou para trás são pequenas atitudes, as quais você pode tomar a iniciativa de fazer. Não perca mais tempo e siga essas dicas e aguarde: os resultados serão mais que merecidos!

Você conhece alguma outra dica importante para quem quer ser promovido no trabalho? Conte para nós, deixando um comentário!