À primeira vista não parece fácil. São muitas aulas, atividades extracurriculares, demandas pessoais e sociais e a sensação que se tem é a de que faltam muitas horas no seu dia, certo?

Esse sentimento não é raro entre os estudantes e profissionais, principalmente entre aqueles que precisam conciliar a rotina de estudos ao trabalho ou estágio. Mas é possível, sim, ter uma agenda atarefada e, mesmo assim, conseguir tempo extra para colocar as matérias e os projetos em dia, fazer um curso de curta duração ou até mesmo aproveitar mais os amigos e a família. Não acredita? Confira nossas dicas e boa sorte!

 

Trace suas prioridades

Começamos com essa dica porque ela é a mais valiosa para você. Como estudante, provavelmente suas horas prioritárias são as que você passa dentro da faculdade e também no estágio ou trabalho, certo?

Então, crie uma planilha, que pode ser tanto digital quanto impressa, o importante é que ela esteja sempre à mão. Assinale as horas que que você certamente estará nesses compromissos fixos. Esse passo é muito importante porque vai te dar a dimensão exata dessas demandas “obrigatórias” na sua vida.

 

Assinale suas atividades de segundo plano

Nessa categoria entram demandas como: reunião com o grupo da faculdade às 15h de terça-feira para fechamento de trabalho, horas agendadas com médicos, dentistas, compras para a casa e demais compromissos que você sabe que precisará cumprir em determinados períodos, mas que não fazem parte da rotina diária.

 

Avalie seu tempo livre

Agora, com esses dados em mãos, você sabe exatamente quanto tempo realmente tem disponível. Com essas horas bem definidas na sua cabeça, você terá condições de planejar seu tão sonhado tempo livre.

 

Não se cobre demais

Antes de concluirmos nosso post, vale à pena deixar essa dica, já que ela é fundamental para que você obtenha êxito no planejamento do seu tempo. Não se cobre além da conta. A ansiedade para fazer mil coisas e cumprir tudo o que queremos às vezes nos custaria muito mais do que as 24 horas diárias de que dispomos. Então, avalie com cautela suas prioridades e não se sinta frustrado por não conseguir realizar tudo ao mesmo tempo, ok?

Agora podemos ir à dica final!

 

Não se esqueça dos seus projetos pessoais

Lembra das suas promessas de final de ano? Sim, aquelas que você jurou que colocaria todas em prática? Já passamos da metade do ano e essa é a hora de planejar isso também, certo? Volte à sua planilha, essa mesma que você começou a fazer com a gente no começo desse post, e assinale os possíveis horários em que você vai fazer seu curso de curta duração, programar sua viagem, reforçar suas aulas de línguas, aprender a tocar o instrumento ou entrar na academia, por exemplo.

Essa é a hora em que você vai priorizar seus desejos e encaixá-los nas horas livres que você acabou de descobrir que tem, apesar da rotina pesada de trabalho e estudos. Aproveite!

Qual dica chamou mais sua atenção? Você já usa alguma dessas estratégias no seu planejamento pessoal? Queremos ouvir suas experiências, deixe um comentário!