Não importa se é uma vaga para o estágio ou para um profissional mais experiente. A hora da entrevista costuma ser um momento tenso até mesmo para as pessoas mais calmas. E é compreensível, afinal, você tem poucos minutos para passar ao recrutador todo o seu potencial, experiências profissionais, cursos e habilidades pessoais.

A pressão realmente é grande, principalmente quando está em jogo aquela tão sonhada vaga na empresa que você admira e há tempos gostaria de fazer parte. Bom, que o momento abala os nervos da maioria das pessoas, isso já sabemos. Mas o que é possível fazer para minimizar o estresse durante os processos seletivos? No post de hoje separamos um passo a passo que vai te ajudar a ficar mais calmo e confiante para arrasar na sua próxima entrevista. Confira!

 

Conheça a empresa

Quando for chamado para uma entrevista, a primeira coisa a fazer para se preparar adequadamente é conhecer a empresa a fundo. Não se limite em visitar apenas o site. Faça uma pesquisa mais elaborada, saiba a história e a trajetória da empresa, investigue as crises pelas quais ela eventualmente tenha passado e de que forma conseguiu resolvê-las. Conhecendo a fundo essas informações você não vai gaguejar e será capaz de imaginar propostas e soluções, caso seja indagado durante a entrevista.

 

Cuide da sua aparência

Aquele ditado que dizia “A primeira impressão é a que fica” se aplica muito bem nesse segundo passo. Você precisa ter em mente que a sua imagem é o seu cartão de visitas. Então vista-se de acordo com os padrões da empresa, evite perfumes fortes, maquiagem excessiva, muitas bijuterias e demais adornos que sejam muito chamativos. E o principal: cuide bem da sua higiene, afinal, essa característica é muito valorizada pelos recrutadores.

 

Atenção à sua postura

A postura complementa a dica anterior, afinal, ambas definem a sua imagem. Por isso, tanto a linguagem corporal quanto a verbal precisam estar em harmonia. Procure sentar-se de maneira ereta e tomar cuidado com gestos muito rápidos com as mãos. Ao mesmo tempo, gírias, palavrões e posicionamentos radicais podem prejudicá-lo durante a entrevista.

 

Mostre sua competência

Antes de ir para a seleção, não se esqueça de reler seu currículo. Certamente, o recrutador vai pedir mais detalhes sobre os itens que ele julgar mais importantes. Por isso, nunca minta em seu currículo, afinal, mentiras são facilmente perceptíveis durante as entrevistas presenciais.

Aproveite o momento para mostrar sua competência. Dê exemplos de situações em que você agiu e resolveu problemas ou crises, apresente números, estatísticas e tudo que puder dar mais embasamento à sua fala. Mostre o que você tem de melhor como profissional.

 

Demonstre interesse

Parece estranho, mas existem pessoas que se candidatam a muitas vagas pelo simples fato de tentar algo novo. Deixe claro ao recrutador que esse não é o seu caso. Mostre seu interesse pelo cargo, pela empresa e apresente as maneiras pelas quais você poderá fazer a diferença na equipe, caso seja eleito.

 

Foque nos seus pontos fortes

Muitos candidatos, por modéstia ou medo de parecerem arrogantes, acabam sendo superficiais durante as entrevistas, o que colabora para ficarem ainda mais nervosos. Por isso, não tenha medo de expor suas qualidades, os prêmios que já conquistou, as promoções que recebeu por ter feito algo positivo para as empresas pelas quais já passou. Essa dica é muito importante, afinal, ela pode ser o diferencial entre você e seus concorrentes.

Na sua próxima entrevista, tente colocar esses pontos em prática e não esqueça de contar o resultando pra gente. Deixe seu comentário!