O tema está em alta e quem ainda não aderiu ao marketing na internet está perdendo ganhos consideráveis. O marketing digital, como foi nomeado, é a utilização de ferramentas de marketing direcionadas para a internet, visando aumentar a visibilidade da marca, gerar engajamento e fidelização por parte dos clientes.

Para obter sucesso com o marketing digital é preciso saber que, assim como outras estratégias empresariais, ele precisa de planejamento e acompanhamento constantes, com o objetivo de manter a competitividade da empresa na rede. É necessário ainda conhecer alguns passos para adentrar nesse mundo completamente novo e desafiador. Quer saber como fazer marketing digital? Então confira nosso artigo!

 

Planejamento

Como dissemos, o primeiro passo para conseguir desenvolver uma estratégia de marketing digital eficiente é o planejamento. E para ficar mais fácil, separamos alguns tópicos que você deve levar em conta na hora de realizá-lo:

 

Objetivo

Dê um objetivo para as suas estratégias de marketing digital. Seja para aumentar o número de vendas, tornar a sua empresa conhecida na internet ou ainda criar uma base de clientes para realizar outras ações de marketing.

 

Orçamento

Qual é o orçamento que você tem para investir no seu marketing digital? Saber qual o valor disponível para criar links patrocinados, publicidade online e perfis premium permite que você tenha uma melhor dimensão das ações que podem ou não ser realizadas.

 

Definição de canais

Você vai trabalhar seu marketing digital em quais canais? Redes Sociais? Quais delas? Marketing de afiliados? Links patrocinados? Parcerias com outros sites? Faça uma lista dos principais canais de interação com o seu cliente na rede, sabendo exatamente onde ele está e como interage em cada um deles.

 

Segmentação do seu público

Como falamos no tópico anterior, saber onde o seu cliente está na internet permite que você foque suas ações em canais que efetivamente trarão resultados. Saiba quem é o seu público, o que ele gosta, quais seus hábitos de consumo, qual é o seu comportamento na rede, etc. Conheça-o profundamente e use essas informações a seu favor.

 

Conhecimento de mercado

Saber exatamente como funciona o mercado em que você está inserido, assim como conhecer as ações de marketing digital dos seus concorrentes é imprescindível para que você se destaque na internet e alcance o sucesso.

 

Participação nas redes sociais

As redes sociais tomaram conta de boa parte dos investimentos das empresas no marketing digital, pois são verdadeiras fontes de conhecimento a respeito do público-alvo e permitem uma comunicação mais clara, direta e eficaz.

Para iniciar a sua estratégia de marketing digital, crie perfis nas principais redes sociais usadas pelos seus clientes e revise os já existentes. Faça uma boa otimização dos seus perfis para os mecanismos de busca, visando dar maior visibilidade para o seu negócio e mantenha-os atualizados sempre.

 

Geração de conteúdo de valor

A produção de conteúdo rico para o público da sua empresa é a principal estratégia a ser utilizada no marketing digital. Ao ofertar informação de qualidade, você atrai as pessoas, gera credibilidade para o seu negócio e mantém seus seguidores fiéis, sempre em busca de mais um tema interessante.

 

Criação de landing pages

As landing pages têm a missão de converter visitantes em leads — ou seja, em pessoas interessadas no seu negócio — que fornecem alguns dados pessoais para terem o privilégio de receber conteúdos exclusivos e fazer parte de um roll seleto de possíveis clientes. As landing pages atraem o seu público ofertando algo de valor e direcionam seus visitantes para efetuar uma ação determinada por você, como um cadastro, o clique em um link, acesso ao seu site, entre outros. Cada visitante que faz exatamente aquilo que você quer se converte em um lead e um possível futuro cliente.

 

Investimento em publicidade

Para quem está iniciando no marketing digital, é preciso tempo até construir uma reputação e tornar-se conhecido na internet. Por isso, investir em publicidade paga pode ser uma boa ideia para difundir o seu negócio e fazer com que a sua empresa se torne conhecida mais rapidamente.

 

Mensuração de resultados

Para todos os objetivos e ações do seu planejamento você deve estabelecer uma forma de medir os resultados. Algumas dessas medições podem ser feitas através de ferramentas como o Google Analytics ou o Scup, que são especializadas em gestão e monitoramento de ações de marketing digital.

E então, você quer saber mais a respeito de como fazer marketing digital? Então faça o curso Planejamento de Marketing Digital e conquiste o conhecimento necessário para fazer a sua empresa bombar na internet! Se você ficou com alguma dúvida deixe o seu comentário!