Muitos empreendimentos necessitam de planejamento e ferramentas de gerenciamento estratégico se mostraram bastante interessantes. Uma delas é o Business Model Canvas (BMC), a qual possibilita desenvolver e traçar um modelo de negócio novo ou esboçar um já existente. Trata-se de um mapa visual que pode ser pré – definido com nove blocos que irão representar o modelo de negócios. Inicialmente proposto por Alexander Osterwalder, o modelo se baseia em seu projeto anterior sobre Business Model Ontology.

A BMC é indicada para diferentes empreendimentos, de todos os portes, sobretudo para empresas novas, que estejam na fase inicial do planejamento do negócio. Seu principal objetivo é que os envolvidos possam definir o modelo de negócio de uma maneira simples e visual. A ferramenta se baseia nas semelhanças de diferentes conceitos de modelos de negócios, oferecendo um padrão para que a empresa possa descrever naturalmente seu modelo de negócios.

A figura acima mostra basicamente o Business Model Canvas. Veja que são nove os blocos dispostos no painel e os envolvidos devem preenchê-lo conforme as propostas do negócio. O objetivo é extrair as propostas de valor que atendam as necessidades antes da formulação do produto, sistema ou serviço. Inicialmente basta imprimir o modelo e começar a preenchê-lo. Abaixo a descrição de cada um dos itens do painel.

 

1 – Segmento dos clientes (Customers Segments)

O primeiro item a ser preenchido diz respeito aos clientes, uma vez que depois de estabelecido dará base para o restante dos itens. É importante definir bem e ser claro para definir o perfil do cliente ideal, tendo em vista que o conhecimento acerca do consumidor irá ajudar a obter o sucesso esperado. Evite ser superficial nesse quesito, pois a segmentação irá ajudar a direcionar o negócio, sendo imprescindível a desprender tempo para detalhar esse item.

 

2 - Proposta de Valor (Value Proposition)

O próximo item serve para estabelecer uma oferta de valor, ou seja, qual será a proposta para atender as necessidades dos seus clientes em potencial. É neste item que você irá identificar no que o negócio é bom e como ele se diferencia no mercado o qual está inserido. Esta é uma fase que precisa de atenção para seu amadurecimento, buscando adequar a proposta ao tipo de cliente estabelecido no primeiro item.

 

3 – Canais de Distribuição (Channels)

Após definir os clientes e a proposta de valor, é preciso pensar como fazer com que os dois se encontrem. Basicamente este item irá determinar como seus produtos e serviços serão vendidos. Há diferentes modelos de comercialização, com destaque para vendas diretas, atendimento presencial, atacado, varejo, site de vendas, entre outros.

 

4 – Relacionamento com o cliente (Customer Relationships)

Após determinar como será a venda e a entrega ao cliente será necessário estabelecer quais os pontos de relacionamento que serão estabelecidos em todas as fases do processo, que incluem o pré venda e vai até o pós – venda, passando pela execução do serviço. O principal objetivo é fortalecer o envolvimento do cliente com a empresa ou negócio. Alguns exemplos de relacionamento são Ouvidorias, SAC, atendimento pós – venda, canal de perguntas e respostas, entre outros.

 

5 - Fontes de Receita (Revenue Stream)

A receita é basicamente o resultado da entrega da oferta de valor para o cliente, ou seja, o retorno financeiro do negócio. Há diferentes formas de receita, com destaque para as pontuais, de companhias que comercializam seus produtos ou serviços de uma única vez, contudo há possibilidade de vendas com assinaturas mensais, retorno em publicidade paga e doações.

 

6 - Recursos-Chave (Key Resources)

Trata-se dos recursos necessários para o funcionamento do negócio. Neste item será necessário estabelecer quais os itens que irão compor sua oferta de valor, podendo ser o espaço, maquinário, investimentos, matéria – prima, pessoal e uma gama de quesitos fundamentais para o empreendimento.

 

7 - Atividades-Chave (Key Activities)

Este item deve ser preenchido com todas as atividades necessárias para atender as propostas de valor, além da construção dos canais de distribuição e demais fatores necessários para manter o relacionamento com o cliente. São exemplos de atividades-chave: acompanhar redes sociais, fazer pesquisa de mercado, desenvolvimento de novas abordagens e produtos e outros.

 

8 - Parceiros-Chave (Key Partners)

Os parceiros – chave são todos aqueles que de alguma forma podem contribuir principalmente com Atividades-Chave e os Recursos-Chave, compondo assim a oferta de valor. No atual cenário é bastante comum ver ofertas de valor compostas por mais de uma companhia, sendo quase impossível uma empresa atuar sozinha.

 

9 - Fontes de Custo (Costs Structure)

Este item deve representar os custos necessários para manter o negócio. A oferta de valor gera custos para a empresa e devem ser discriminados para manter o controle da produção. Pagamentos, compras, custos referentes a infraestrutura são alguns dos itens que devem ser estabelecidos.

 

Dicas finais

O emprego correto do Business Model Canvas facilita a concepção de novos projetos, produtos, sistemas e serviços, por meio do exercício e estudo dos nove elementos fundamentais. É válido ressaltar que a aplicação da ferramenta não tira a necessidade de pesquisa. O BMC deve estar aliado a conversão e a interação de opiniões, visando criar um entendimento comum entre os envolvidos para gerar indicadores fortes para a inovação estratégica.

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