O marketing de conteúdo tem sido o foco do marketing atual. Através das premissas do inbound e da produção de formatos relevantes, o marketing de conteúdo permite a conquista de diversos objetivos, como: atração de tráfego, criação de audiência, captação de leads, geração de autoridade no nicho, posicionamento de mercado, entre outros. Para isso, basta que a equipe ou profissional responsável saibam direcionar as estratégias.

 

Mas o que é marketing de conteúdo?

Resume-se num conjunto de táticas que tem por objetivo atrair, cativar e fidelizar clientes. Através de análises e pesquisas é possível descobrir o que o público alvo necessita e deseja, e a partir dessas informações, criar e publicar conteúdo de qualidade que sirva para evolver os consumidores com a marca.  O marketing de conteúdo pode ser posto em prática em todos os canais possíveis, através de formatos como: artigos em blogs, posts redes sociais, infográficos, formulários, ebooks, vídeos, webnários, podcasts, guias, entre outros.

Existem muitas vantagens de se aplicar essa estratégia em seu negócio digital, entre elas a oportunidade de criar um relacionamento de troca com o cliente, já que seus conteúdos podem ajudá-lo com alguma dor, e ele venha retribuir comprando seus produtos ou contratando seus produtos. Além da qualidade, dois requisitos básicos para um plano ideal de conteúdo é a recorrência e a organização. Para isso existe o calendário editorial!

 

O que é e como criar um calendário editorial

Trata-se de um documento em que o responsável pelo conteúdo aplica todos os aspectos necessários para executar o plano. Nele deve entrar os temas e títulos que serão lançados, os formatos de conteúdo, o dia e até os horários das postagens. Essa tática é muito utilizada nos blogs corporativos, onde se faz essencial manter um bom número de postagens, estipulando datas. O objetivo é que se otimize a estratégia de marketing de conteúdo, criando os posts com antecedência e organização. 

 

Como fazer

Não existe um padrão específico, mas alguns requisitos são fundamentais na hora de planejar seu marketing de conteúdo. Confira quais são:

 

  • Formatos – Vídeos, Ebooks, artigos em blogs? O que você pretende lançar? Defina isso na hora de criar seu calendário, sempre analisando o orçamento disponível e verificando se os formatos escolhidos irão, de fato, provocar o engajamento do público.

  • Número de publicações – Se o foco aqui é um blog, você precisa definir quantos posts mensais serão publicados. De 3 por semana? 1 por dia? Defina antes de começar. O mesmo vale para as páginas de redes sociais, de canais no Youtube e etc.

  • Temas – Os temas devem sempre ir ao encontro do que o público busca e precisa. Após isso, lembre-se de fazer uma ponte com o que você tem para oferecer, as soluções para as dores dos clientes em potencial.

  • Títulos – Com base nos temas, é preciso definir agora quais os títulos para suas publicações. Algumas dicas são ótimas nesse sentido: usar palavras chave, listas, segredos, guias, etc. Lembre-se sempre de compor a partir do conceito de “aprenda a fazer”.

  • Data e horário de publicações – Nesse tópico você deve definir quando os conteúdos serão publicados. Confira as datas do mês e escolha os dias de semana para lançar cada post. Estipule horários em que o público mais possa interagir.

 

Após percorrer todas essas etapas de planejamento de marketing de conteúdo, você estará apto para criar a sua estratégia, com segurança, clareza e maximização de resultados.

Então, pronto para planejar seu conteúdo e criar seu calendário editorial? Se precisar de ajuda, não hesite em experimentar o Curso de Marketing de Conteúdo da Brasília Marketing School!