A qualificação profissional sempre será um bom diferencial. E além dela, há mais detalhes importantes para que mesmo em tempos de crise, você se destaque no mercado de trabalho! Quem está sempre interessado e antenado, faz cursos de reciclagem e atualização, busca cursos novos de assuntos atuais ou mesmo aprofunda em temas já conhecidos. Os diferenciais de um currículo são sempre valorizados em uma seleção de trabalho.

Mas é em tempos de crise que os diferenciais são decisivos! Confira alguns aqui!

Capacitado em tempos de crise

1 - Esteja antenado às notícias e novidades de sua área

Em tempos de crise, uma empresa espera de seus futuros colaboradores (e inclusive dos atuais) mais proatividade, mais ideias. Estar atualizado sobre quais são os temas do momento, as oportunidades de negócio, análises de campanhas e cases, tudo isso conta bastante! Você pode propor novas linhas de produtos ou novas abordagens, reformulações e ideias novas.

Em momentos de crise as empresas vêem quem realmente está engajado e quem consegue se reinventar com o quê se tem! Mostre que você tem ideias fervilhando!

2 - Estude sobre Storytelling, Técnicas de Relacionamento e aposte no Digital

Em tempos de crise “vender por vender” assim como “comprar por comprar” não será mais tão aceitável, seja no ambiente digital, seja no off-line.  Ganha a venda e o cliente, a marca que souber ser de fato relevante para o público. E sobre relevância, há diversas possibilidades. Relacionamento é a peça-chave.

E para aprender sobre Relacionamento, tanto digital quanto off-line, invista em cursos relacionados, como CRMStorytelling, Marketing de Conteúdo, dentre outros (Tem curso na BMS! Clique Aqui!).

3 - Avalie: Pós-Graduação, EAD, ou cursos de curta duração?

Provavelmente você já tem uma formação acadêmica ou tecnóloga, agora precisa complementar e aprofundar em temas específicos. E provavelmente, em tempos de crise, você deseja se capacitar mais, porém, o orçamento curto é uma ameaça.

É o momento de buscar todas as opções de capacitação possíveis, e analisar uma a uma.

O quê compensa mais, trará mais resultados práticos à sua carreira e habilidades, no menor intervalo de tempo? Um MBA, uma especialização, um mestrado, um curso EAD ou cursos de curta duração com foco na prática (Já conheceu o pacote BMS Digital? Clique Aqui!)?

Pode ser o momento de você aprender a combinar essas opções de capacitação, entendendo as habilidades que você precisa melhorar, aprofundar ou adquirir. Os prós e contras dos cursos presenciais e à distância.

capacitado em tempos de crise 2

4 - Faça mais networking

Conheça as pessoas-chaves de sua área de atuação, e esteja onde elas estão. Compareça a eventos, congressos e palestras para atualizar-se dos assuntos, conhecer e reconhecer pessoas. Ser visto é ser lembrado! E num momento de vagas escassas, ser lembrado pode ser o primeiro passo para conquistar uma boa vaga!

Além disso, conviver nos ambientes e eventos da sua área profissional sempre trazem contatos novos e surpresas! Vale a pena apostar!

5 - Vá “Além do Óbvio”

Tanto nas tarefas diárias quanto na rotina de trabalho, procure fazer e pensar além do óbvio. Como uma espécie de “treinamento do olhar” para estar preparado para oportunidades, ou mesmo cria-las. Em tempos de crise são feitos cortes, mas abrem-se espaços para novas ideias. É o momento de usar a criatividade e atuar com o que se tem!

Quando lhe for proposto um exercício – seja na seleção de emprego, seja na rotina de trabalho – vá além do pedido, tente enxergar por trás e diferencie-se!

 

“Nossa vida profissional se assemelha a andar de bicicleta,
que só se mantém equilibrada enquanto pedalamos, se ela parar, caímos”
Adriano Corrêa Teixeira