As agências de Publicidade costumam oferecer uma gama de serviços relacionados à Comunicação e Marketing, inclusive. Mas não existe um “menu” pré-estabelecido de serviços, assim como um cliente não pode esperar que todas as empresas ofereçam basicamente uma cartela de serviços parecida.

Além disso, para compor o cenário da publicidade atual, é surge a Publicidade Digital, incrementando ainda mais a diversidade de serviços no mercado. O mercado da comunicação digital está aprendendo suas diferenças frente à comunicação “tradicional” ou off-line, enquanto também atuam as agências chamadas full service, que oferecem tanto serviços de Publicidade off-line quanto digital.

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No “Tradicional” ou Offline

Dentro do ramo da Publicidade tradicional (ou off-line) os serviços mais básicos compreendem: Atendimento, Planejamento, Pesquisa, Mídia, Produção, Criação e RTVC (Rádio, TV e Cinema).

E “na prática” há diversos arranjos possíveis. Por exemplo, há empresas nas quais o setor de Planejamento é o mesmo que o de Pesquisa; assim como há empresas que oferecem determinados serviços de “fabricação própria” e outros, como os de Produção, são terceirizados.

O que quer dizer que cada empresa atua de uma forma diferente e específica, assim como também, pode ser especializada em serviços específicos. São as chamadas agências especializadas. Há agências especializadas em Live-Marketing, em Marketing de Eventos, em Marketing Digital, em Mídia Digital, em Eventos, etc.

Publicidade Tradicional x Digital 02

No Digital

Já no ramo de Publicidade Digital há basicamente as mesmas áreas da publicidade tradicional, com adição de mais áreas específicas para atuação nos meios digitais e Internet. São exemplos: Tecnologia da Informação, Mídias Sociais, Arquitetura da Informação, Business Intelligence e Programação.

E assim como há novos cargos na realidade digital, há adequações dos cargos já existentes na realidade tradicional para a digital. Por exemplo, a Mídia na agência digital compreenderá as mídias digitais e sociais (Facebook/Instagram Ads, Google Adwords, etc), compra de espaços publicitários em portais na Internet e etc.

Ou seja, as áreas básicas como Atendimento, Planejamento e Criação, mantém-se sem muitas diferenças frente ao formato tradicional, enquanto as áreas de Mídia sofrem adequações, por exemplo, e outras áreas como Produção, basicamente não existem.

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Full Service ou 360º

Há também as agências full service (ou 360º) diferentes das agências especializadas. São agências que oferecem uma comunicação totalmente alinhada, independente do que for necessário para isso, sejam meios tradicionais sejam meios digitais. Tudo depende da visão do cliente, se prefere que determinadas áreas de sua comunicação esteja nas mãos de especialistas – e consequentemente, nas mãos de agências especializadas – ou se prefere uma estratégia única gerada por uma empresa 360º.

Sob o ponto de vista do cliente, pode ser viável contratar uma agência full service ou mesmo contratar duas agências, uma tradicional e uma digital.

 

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